Buscar

Semana da Enfermagem discute a saúde mental dos profissionais da saúde com o tema “Cuidando de quem cuida!”

Cb image default
Divulgação

Iniciada na segunda-feira (06/05), a 7ª Semana da Enfermagem e Trabalhadores da Saúde, realizada pela Prefeitura de Sidrolândia por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, cujo tema deste ano é “Cuidando de quem cuida!”, recebe profissionais da saúde com palestras, minicurso e outras atividades que serão ministradas no decorrer do evento para a categoria. O evento está sendo realizado no Salão de Múltiplo Uso da Secretaria de Assistência Social e terá o ato oficial na Câmara Municipal na quinta-feira (09/05) às 13 horas.

De acordo com o farmacêutico Thiago Prata, um dos organizadores e palestrante do evento, é importante esta semana porque o trabalho de quem lida com pessoas é difícil, e o trato com pessoas enfermas é ainda mais complexo, pois exige um preparo psicológico além de técnico, por isso o tema central do evento é para trabalhar a saúde mental dos cuidadores. “Profissionais que cuidam de pessoas doentes tem uma sobrecarga psicológica muito grande, então essas pessoas precisam ser aparadas, acolhidas e tratadas quando for o caso”.

Para o organizador, todo o investimento em educação continuada traz valorização profissional, tanto como palestrante ou se estivesse sentado participando do evento “isso é interessante para os colegas se sentirem reconhecidos, que os trabalhos deles é importante e que precisa ser aperfeiçoado, o que nós já aprendemos precisa ser reciclado, retomado”. Por esse motivo esse evento de capacitação e educação continuada é necessário para desenvolver esse sentimento de valorização.

“Mas o principal beneficiado é o paciente que vai ter um atendimento de maior qualidade, por termos um serviço aqui em Sidrolândia com profissionais capacitados para executar suas funções, e além disso como tema central também profissionais psicologicamente preparados para atendê-los da melhor forma possível e atendendo a complexidade de cada indivíduo”.

Segundo a organizadora e palestrante, enfermeira Cleide Roque Machado, diretora administrativa da Upa e do Samu no Município, a Semana da Enfermagem é muito importante, por conta dos altos índices de suicídio e depressão, a sobrecarga no trabalho é umas da coisas que direcionam a isso. Para ela hoje as pessoas que procuram o profissional de saúde estão intolerantes, perderam o respeito e esqueceram que eles também são seres humanos “hoje a gente vê as pessoas chegando nos locais de saúde, unidades 24 horas e nos hospitais com uma carga emocional trazida de casa, as vezes eles já chegam agredindo e isso é um problema muito sério, porque o funcionário ali também é um ser humano”. Cleide concluiu que o respeito tem que ser recíproco.

“Nós temos que ter respeito e aprender a tratar uns aos outros como cidadão de bem, como seres humanos, como pessoas que vieram para esse mundo para evoluir, para ser melhor, então a gente está retomando esse caminho, resgatando os nossos funcionários”.

Neide Guedes, técnica de enfermagem há 30 anos, hoje trabalhando no ESF Cascatinha, esteve presente nas palestras e vê o evento como uma motivação e aprendizado. Para a técnica de enfermagem, Idalina Araújo, da unidade São Bento, é importante levar os conhecimentos que recebe nas palestras, porque o mundo precisa de humanização e na enfermagem precisam desse aprendizado “aprendemos a cada dia, com cada paciente e pessoa”.

“Eu tive a oportunidade de ser aluna da Cleide quando fiz técnico de enfermagem e ela sempre falava que temos que ver o paciente além, como um todo, e eu nunca me esqueço disso, então é muito importante essas palestras que ela dá, para as pessoas terem mais esse conhecimento, precisamos mudar o nosso eu para que possamos tratar o outro além”, disse Idalina.

A enfermeira Cleide Machado ainda convidou os profissionais de Saúde e a população para participar da palestra que será realizada na quinta-feira (09/05), as 13 horas na Câmara Municipal. O encerramento será na sexta-feira (10/05) às 7 horas da manhã, com a "Caminhada pela Cultura da Paz e não Violência" com o lema "Sidrolândia pela PAZ" deve envolver funcionários de outros setores da Administração Municipal e o público em geral, marcando o término do cronograma.

Cb image default
Divulgação