A JBS de Sidrolândia deve iniciar o processo de demissão de cerca de 100 trabalhadores que atuavam na desossa de coxa. Agora o sistema é automatizado e durou cinco dias para ser instalado na indústria.
Vários funcionários saíram de férias e ao retornarem serão realocados para outros setores ou até mesmo demitidos. Ao todo, a JBS tem cerca de 2.700 funcionários em Sidrolândia e pode demitir cerca de 35 funcionários por turno da desossa de coxa, no total são três turnos.
De acordo com informações, a automação é uma tendência crescente em diversos setores, incluindo a indústria de alimentos. Embora possa resultar na substituição de algumas tarefas manuais, também pode criar a necessidade de novos perfis profissionais para operação e manutenção dos novos equipamentos. O impacto final sobre o número de empregos é um tema de debate e depende da estratégia de cada empresa e do ritmo de implementação das novas tecnologias.
As demissões são consideradas normais no processo de automação da empresa e segue de forma paliativa e progressiva. O total de vagas para a JBS raramente é preenchido e a indústria se vê na obrigação de contratar mão de obra das aldeias e distritos gerando custo maior de transporte.
















