Buscar

Prefeito e Secretários fazem vistoria e deliberam detalhes da fase final de obra na escola Porfíria

Uma reunião foi realizada nesta segunda-feira (20) na Escola Municipal “Porfíria Lopes do Nascimento”, envolvendo gestores e o proprietário da empresa que realiza as obras de modernização e reforma da unidade escolar localizada na Rua Cassiano de Souza, Bairro São Bento, em frente à praça.

O prefeito Dr. Marcelo Ascoli conduziu a reunião, que contou também com as presenças dos secretários Clayton Ortega (Governo e Desburocratização), Alice Rosa Gomes (Educação), Luiz Cláudio Palermo (Procuradoria Geral), Ivanir Areco (diretora de Planejamento), Claudinéia Oliveira (diretora da escola), Luiz Aparecido da Silva (chefe de Divisão na Educação), equipe técnica e o empresário Sadi (proprietário da construtora que realiza os serviços).

Na pauta do encontro, uma avaliação da condição atual da obra, e a preparação para a fase final (acabamento) que será iniciada. Alguns pontos foram discutidos para a etapa de conclusão, que contará com drenagem, forro, elétrica, pintura, fachada e pequenos serviços. - Esta obra não é nem uma reforma, dada a sua grandeza, é praticamente uma reconstrução, estão sendo feitas muitas mudanças, desde a troca completa do telhado, vamos ter o cuidado com a drenagem porque este foi um problema encontrado aqui, banheiros novos, salas novas, é uma obra grande que demanda bastante investimento tanto em mão de obra quanto em materiais de construção – disse o prefeito.

Até o ano passado eram constantes as reclamações da comunidade escolar com referência as precárias condições estruturais do prédio, inaugurado em 1.980, que recebeu melhorias em 1.997, e após isso, somente pequenas reformas. Por conta desse descontentamento, é que a Gestão 2017/2020, conforme o Dr. Marcelo, resolveu realizar a transformação no espaço físico da “Nova Escola Porfíria”.

- São desafios, a Porfíria podia ter sido pintada, trocada uma coisinha ou outra, mas nós resolvemos encarar esse desafio de fazer uma grande reforma da escola. Há uma série de dificuldades numa obra grande como essa, os prazos estimados nem sempre são cumpridos por vários motivos. Era mais cômodo ficar na zona de conforto e não ter mexido, mas não, nós fizemos o desafio, e eu tenho certeza que vai ser pro bem das crianças que estudam aqui, para os profissionais que aqui trabalham – ponderou.

Não será possível anunciar a data para a inauguração, mas a vontade da Prefeitura é realiza-la o quanto antes.

- A gente estimava construir em um prazo menor, que se prolongou, ainda vai algum tempo pra poder concluir, teremos que contar com a compreensão da comunidade e da sociedade em geral, esse desafio está posto, nós vamos trabalhar pra gente entregar o quanto antes. Tem muita coisa pra fazer – ponderou o prefeito.

Apesar de não estabelecer um prazo para o término da construção, Dr. Marcelo opta por analisar a questão de um outro ângulo, positivo, onde a atual Gestão entregará, logo, um espaço de qualidade e conforto para a comunidade escolar, que há anos ansiava por essa melhoria.

- Estamos trabalhando pra poder entregar uma nova escola para a comunidade do Bairro São Bento. Estaremos lutando dia após dia para o quanto antes terminar essa obra para que ela traga conforto para as crianças e os profissionais que aqui frequentam – concluiu o prefeito.