Buscar

Gaeco cumpre 16 mandados de busca e apreensão em Sidrolândia e apreende dinheiro e armas

Cb image default
Os promotores apreenderam dinheiro e armas. (Foto: Divulgação Gaeco)

Policiais e promotores cumprem 16 mandados de busca e apreensão na Operação Tromper, deflagrada nesta quinta-feira (18) para investigar os crimes de peculato e corrupção praticados desde 2017 no município de Sidrolândia na gestão do ex-prefeito Marcelo Ascoli. Durante a ofensiva, os policiais apreenderam dinheiro e armas.

O Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), o Gecoc (Grupo Especial de Combate à Corrupção) e a 3ª Promotoria de Justiça de Sidrolândia apuram “a existência de esquema de corrupção na atividade administrativa do município de Sidrolândia, em funcionamento ao menos desde o ano de 2017, destinado à obtenção de vantagens ilícitas, por meio da prática de crimes de peculato, falsidade ideológica, fraude às licitações, associação criminosa e sonegação fiscal”.

De acordo com o MPE, para legalizar o desvio do dinheiro público, o grupo criminoso viabilizava a abertura de empresas e seu registro junto ao Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) ou se aproveitava da existência de cadastramentos preexistentes, para incrementar o objeto social sem que o estabelecimento comercial apresentasse experiência, estrutura ou capacidade técnica para a execução do serviço contratado ou fornecimento do material adquirido pelo ente municipal.

A denominação da operação é do francês e significa “enganar”. Durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão em empresas e na casa de servidores, os promotores apreenderam dinheiro, documentos e armas.

Neste momento também há equipes policiais em duas empresas, prestadoras de serviços e numa garagem de veículos. (Em instantes, mais informações)

Cb image default