Buscar

Sargento da PM de Maracaju é condenado por furtar celulares apreendidos na MS-162

Cb image default
Foto: Corregedoria da PM

Nesta quinta-feira (02), o sargento da Polícia Militar, Samir Miguel Raidan, de 46 anos, foi condenado a 8 anos de prisão em regime fechado por usar a influência do cargo que tinha para cometer o crime de furto em março deste ano em Maracaju.

Na sentença, a Justiça Militar também pediu a exclusão do policial do quadro de servidores da PM. O companheiro dele, um cabo de 34 anos, foi absolvido de parte das acusações por falta de provas e teve o processo desmembrado por falta de provas.

Considerado culpado, Samir já recorreu da decisão, no entanto, terá de continuar preso enquanto aguarda parecer do Tribunal de Justiça. No entendimento da Justiça, a medida é necessária para a condução processual e “garantia da ordem pública e exigência da manutenção das normas ou princípios de disciplina militar”.

O esquema em que o sargento é implicado veio à tona após investigações que usaram escutas telefônicas autorizadas pela Justiça. Em conversas a que teve acesso, a Corregedoria identificou que Samir e o cabo combinavam abordagem policial falsa. Com base nessa descoberta, equipe passou a vigiar os militares, lotados na cidade de Maracaju, rota usada por traficantes e contrabandistas que saem de Ponta Porã.

Na conversa a que a Corregedoria teve acesso, os militares receberam informações privilegiadas sobre carga de celulares paraguaios que seria levada pelo passageiro de um ônibus de viagem. A intenção da dupla era apreender os aparelhos e não fazer o registro de retenção, para assim, conseguir ficar com a mercadoria.

Para fazer o flagrante, equipe da Corregedoria foi até Maracaju em carro descaracterizado e acompanhou de longe o momento em que os policiais abordaram o ônibus na MS-162, assim como já haviam combinado anteriormente. Depois da fiscalização armada, eles saíram do local levando uma pessoa.

Eles foram seguidos de longe e, no GPS da viatura, sistema de localização apontava que antes de chegar na delegacia da cidade, a equipe parou em um terreno baldio. No local, escondido em meio ao mato, foram encontrados dois iphones 8 plus, dois iphones 8, 17 celulares Redmi Note 9 e três aparelhos Redmi Note 9s.

Parados quando chegavam na delegacia, os agentes foram flagrados com uma mochila onde estava três fones de ouvido. Questionados, eles apresentaram versões diferentes sobre a origem dos produtos. (Com informações do Campo Grande News)