Obra que se arrasta desde o mandato do então prefeito Daltro Fiúza em 2012, a tão esperada UPA será enfim colocada em funcionamento. Ano passado a obra foi até inaugurada, porém continuou fechada.
Agora, o Prefeito Marcelo Ascoli (PSL) cumpre um compromisso com a comunidade de Sidrolândia e a partir de amanhã colocará em funcionamento a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Vanessa Benites do Nascimento Nogueira, localizada na Rua Ponta Porã.
A UPA será do modo 24 horas. Com isso, ajudará a diminuir as filas no do hospital. Em Sidrolândia, essa unidade inova ao oferecer estrutura simplificada, com raio-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação. Nas localidades que contam com UPA, 97% dos casos são solucionados na própria unidade. Quando o usuário chega às unidades, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Eles analisam se é necessário encaminhar a um hospital ou mantê-lo em observação por 24 horas.
As UPAs fazem parte da Política Nacional de Urgência e Emergência, lançada pelo Ministério da Saúde em 2003, que estrutura e organiza a rede de urgência e emergência no país, com o objetivo de integrar a atenção às urgências.
De acordo com a enfermeira Cleide, o SAMU ainda continuará no prédio que está e levará pacientes em emergência para atendimento no hospital até a conclusão do asfalto que dará acesso à emergência e urgência. O prefeito Dr. Marcelo Ascoli, convida autoridades, imprensa e população em geral para prestigiarem e conhecer as dependências da UPA. (Com informações da Assessoria de Imprensa)