Jovem de 21 anos foi preso por desacato após dizer que “jamais seria abordado por uma policial mulher”. O fato aconteceu no início da noite desta quarta-feira (5), na rua Jeronimo de Albuquerque, no bairro Nova Lima, em Campo Grande.
De acordo com o boletim de ocorrência, policiais militares relataram que realizavam patrulhamento pela área quando viram uma aglomeração de pessoas, em um ponto, que segundo denúncias é usado por usuários para consumir drogas.
Ao ver a aproximação da PM, os jovens dispersaram, entretanto, os policiais conseguiram alcançar um deles quando tentava entrar em uma residência próxima.
A abordagem foi realizada por uma policial militar, contudo, o jovem se recusou a colaborar e além de desacatá-la, lutou e acabou rasgando a farda da PM.
Ele foi contido e levado para a Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) onde a ocorrência foi registrada.
Desacato - Em dezembro de 2016 o STJ (Supremo Tribunal de Justiça) decidiu que desacato não pode mais ser considerado crime, por contrariar leis internacionais de direitos humanos.
Ele escreveu em seu parecer que |não há dúvida de que a criminalização do desacato está na contramão do humanismo porque ressalta a preponderância do Estado --personificado em seus agentes-- sobre o indivíduo|, disse, na época, o relator do caso Ribeiro Dantas.
Campo Grande News