A Fundação MS apresentou resultados de pesquisas relativas à safra de soja 2016/2017 para as assistências técnicas conveniadas à instituição. Cerca de 45 pessoas estiveram na sede da entidade, em Maracaju, com o objetivo de esclarecerem dúvidas a respeito de novas cultivares de soja, época correta para plantio, manejo de pragas e doenças, bem como estratégias para adubação, com base nos estudos realizados pelos pesquisadores ao longo do ciclo.
A partir do dia 10 de maio, o circuito de palestras com os resultados obtidos continuam, começando por São Gabriel do Oeste e passando por outros oito municípios do Estado. Os resultados são apresentados de acordo com a realidade de cada região, possibilitando que o produtor rural faça escolhas de materiais a serem utilizados conforme a necessidade. O foco das apresentações é levar aos participantes informações que poderão ser colocadas em prática durante o dia-a-dia.
O presidente da Fundação MS, Luciano Mendes, explica que as apresentações representam uma oportunidade para a expansão de conhecimentos e troca de experiências entre produtores rurais e demais profissionais da área. |Esperamos levar resultados efetivos e que auxiliem os produtores na tomada de decisão. As ferramentas existem e o nosso objetivo é levar informações atualizadas|, esclarece.
Durante o encontro, foram apresentadas estratégias de adubação para o aumento de produtividade na cultura da soja, por meio de explicações do pesquisador Douglas Gitti. Em outro momento, os participantes tiveram acesso a resultados de materiais de soja da safra 2016/2017, através de explanação do pesquisador André Ricardo Gomes Bezerra. E, por fim, dicas importantes sobre manejo de pragas e doenças na cultura da soja serão repassadas pelo pesquisador José Fernando Grigolli. Datas
As demais apresentações serão feitas das 8h às 11h, nas seguintes cidades: São Gabriel do Oeste (10/05), na Agência Sicredi; Sidrolândia (11/05), no Sindicato Rural; Dourados (12/05), no Sindicato Rural, durante a 53ª Expoagro; Maracaju (16/05), na Câmara de Vereadores; Rio Brilhante (17/05), no Sindicato Rural; Bonito (18/05), no Sindicato Rural; Amambai (23/05), no Sindicato Rural; Deodápolis (25/05), no Sindicato Rural; e em Campo Grande (12/06), na Famasul. As apresentações de resultados de pesquisa da Fundação MS são realizadas em parceria com o Senar/MS, e promovidas com o apoio do Sistema Famasul, OCB-MS e Aprosoja-MS. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3454-2631. (Com informações Sato Comunicação)
Rallph Barbosa – Noticidade