Buscar

Com estiagem e clima seco, Secretário alerta para cuidados especiais com a Saúde

Sidrolândia completa nesta quarta-feira (26), exatamente 48 dias sem chuva e de acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento de Temperatura e Clima), já é o município com a mais longa estiagem do ano em todo o estado.

O Noticidade conversou com o Secretário de Saúde de Sidrolândia e Farmacêutico Bioquímico Nélio Saraiva Paim, que falou sobre os cuidados especiais com a saúde em dias de umidade relativa do ar baixa, que prejudicam principalmente crianças, idosos e portadores de doenças sazonais.

“Neste período sem chuva é comum que idosos, crianças e pessoas com problemas sazonais sofram um pouco mais que o normal com problemas respiratórios e alérgicos, mas nós tomamos medidas antecipadamente para evitar uma crise ou surto de gripe por exemplo, graças a vacinação não há registros de nenhum caso grave ou alta procura em atendimento médico com esses sintomas”, destacou Nelinho.

Só quem tem o problema agravante sabe realmente como a doença enfraquece o sistema imunológico e tira noites de sono de várias pessoas, é o caso da dona de casa Islaine Lopes de 32 anos de idade, ela é moradora do Bairro São Bento e além de Riniti Alérgica sofre também de Sinusite.

“Essas doenças geralmente não tem cura e o que a gente faz é tentar amenizar os sintomas com tratamento, mas essa estiagem realmente castiga a gente, eu cheguei a ficar noites sem dormir com o nariz trancado, muita irritação e alergia, meu rosto mesmo incha bastante e ai acaba atacando a sinusite junto, é realmente muito difícil lidar com esse tempo”, destacou Islaine.

Nelio destacou quais doenças são mais frequentes nessa época e deu dicas para que a população consiga driblar os seus sintomas. “Geralmente aumenta o número de pessoas com gripes, alergias respiratórias, pneumonias, otites (infecção de ouvido), resfriados, sinusites, asma, meningite meningocócica e até diarreia, o que qualquer pessoa pode estar fazendo é tomar bastante água para facilitar a eliminação dos cerca de 800ml de secreção que os pulmões produzem ao dia e elimina na forma de vapor”. Finalizou.

Prevenção – Outras formas eficazes de se prevenir conta essas doenças é manter a casa e o ambiente sempre arejados, livres de poeira e sujeira, para evitar o agravamento de doenças simples, como a rinite e a sinusite, também evitar a friagem por se expor ao frio e chuva.

Importante também é manter uma vacinação adequada na infância contra rubéola, caxumba, sarampo, coqueluche etc. Nos adultos, contra a gripe e a pneumonia, principalmente nas pessoas com diminuição da imunidade como os idosos e diabéticos.

“Toda a equipe da saúde está preparada pra lidar com qualquer tipo de incidência ou caso mais sério relacionado a esse tipo de doença, mas com o trabalho que realizamos não é de se esperar que isso venha a acontecer, de qualquer forma as nossas unidades de saúde estão a disposição”. Finalizou Nelio.

Rallph Barbosa – Noticidade