Buscar

1º caso de A H1N1 no Brasil ocorreu em Sidrolândia e saúde alerta para vacinação

Cb image default
Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde (SEMSP) anunciou na quarta-feira (05) que Sidrolândia registrou o primeiro caso confirmado de Influenza A H1N1 no ano de 2022.

Este é também o primeiro caso no ano deste subtipo viral no Brasil. Desde março de 2020 não ocorriam registros de internação pela doença no país.

O paciente é um menino de 8 anos de idade, e de acordo com a SEMSP, tem rinite alérgica como comorbidade, não viajou no período que antecedeu o acometimento, e não foi vacinado contra a Influenza.

Conforme a SEMSP, o menino foi internado em 5 de setembro no Hospital Beneficente Elmíria Silvério Barbosa, e no dia seguinte transferido ao Hospital Universitário em Campo Grande, onde permaneceu por dez dias.

O resultado do RT/PCR saiu no dia 23 de setembro, positivo para Influenza A H1N1, divulgado no Boletim de ontem (05) da Secretaria de Estado de Saúde. O menino já está curado, em bom estado de saúde.

Vacina disponível nas Unidades de Saúde

Toda a população acima dos 6 meses de idade, que não tenha recebido a vacina da Influenza neste ano, pode comparecer a uma Unidade de Saúde, onde há disponibilidade de doses.

A vacina protege contra todos os subtipos, quais sejam, a Influenza A, H1N1 e H3N2.

Em Sidrolândia, até esta quinta-feira (06), o índice de cobertura vacinal está em 55,7%.

Até agora, em 2022, a predominância de casos era de Influenza A H3N2 no Brasil, com 450 casos em Mato Grosso do Sul, e Sidrolândia com 14.