Publicado em 29/12/2022 às 17:53,

Jovem de 21 anos encontrado morto no São Bento deixou carta de despedida para mãe

Redação - Noticidade,
Cb image default
Luís Augusto de Oliveira Carlos de 21 anos. Foto: Reprodução - Redes Sociais

Na manhã desta quinta-feira (29), Luís Augusto de Oliveira Carlos de 21 anos de idade foi encontrado morto em uma residência no Bairro São Bento em Sidrolândia.

De acordo com informações do Boletim de Ocorrência, Luís estava pendurado em uma corda no quarto e foi encontrado pelo irmão. O SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foi acionado e quando chegou no local a vítima já estava no chão, onde foi constatado o óbito.

Segundo informações da Delegada Cynthia Karoline, Luís havia deixado uma carta de despedida para a mãe há uma semana. O irmão do jovem relatou que Luís já havia tentado se suicidar outras vezes.

Como ajudar alguém com pensamentos de morte - Os familiares e amigos devem, sobretudo, se dispor a se aproximar de alguém que demonstra estar sofrendo ou que apresenta mudanças acentuadas e bruscas do comportamento. É preciso estar disposto a ouvir e, se não se sentir capaz de lidar com o problema apresentado, ir junto em busca de quem possa fazê-lo mais adequadamente, como um médico, enfermeiro, psicólogo ou até um líder religioso. De acordo com os médicos, o ideal é que a pessoa seja encaminhada a um psiquiatra e seja medicada. E, no mundo ideal, que tenha um acompanhamento de um terapeuta e o apoio da família.

Outro fator importante a ser lembrado é que, caso a pessoa precise fazer uso de algum medicamento, ele não tem efeito imediato. Por isso, os primeiros 30 dias após uma tentativa de suicídio e o início do tratamento são os que precisam de mais atenção.

Na rede pública, a indicação é procurar os Centros de Apoio Psicossocial (CAPS) do Sistema Único de Saúde (SUS). Por lá, é possível marcar uma consulta com um psiquiatra ou psicólogo. O Centro de Valorização da Vida (CVV), fundado em 1962 faz um apoio emocional e preventivo do suicídio pelo número 188.

É preciso falar sobre suicídio - Apesar dos mitos envolvendo o tema, a prevenção ao suicídio avança. Na década de 1980, um estudo nos EUA afirmava que essas mortes poderiam ocorrer por imitação. E esse trabalho reforçou a ideia de que "não podemos falar sobre o assunto". Mais de 30 anos depois, a Organização Mundial da Saúde vai na direção contrária, dizendo que, sim, precisamos conversar sobre o suicídio.

Cb image default
Foto: Noticidade