Buscar

Voltam às aulas presenciais para a pré-escola e 1⁰ ao 9º ano do Ensino Fundamental

Nesta segunda-feira (9) voltam às aulas presenciais para a pré-escola I e II, o primeiro ciclo do Ensino Fundamental, do 1⁰ ao 5⁰ ano das escolas municipais de Sidrolândia. Também voltam às escolas o restante dos alunos do 6º ao 9º ano, que terão aulas presenciais nas 2ª e 4ª semanas. A prefeita Vanda Camilo vai participar dos eventos de acolhimento nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI).

Na semana passada voltaram às escolas apenas metade das turmas do 6º ao 9º ano que terão aulas presenciais nas primeiras e terceiras semanas. Nesta semana terão apenas aulas remotas. Os alunos foram divididos em duas turmas para que as salas só tenham 50% da sua lotação ocupada.

Embora não haja um levantamento preciso, o número de alunos que assistiram às aulas presenciais na semana passada ficou abaixo dos 50% de lotação das salas. Na Escola Porfiria Lopes do Nascimento, por exemplo, as turmas tiveram no máximo 12 alunos, quando antes da pandemia, algumas salas chegaram a ter 35 alunos. Na Escola Natália de Moraes de Oliveira, onde há poucas turmas dos anos finais do Ensino Fundamental, dos 45 alunos esperados nos dois turnos, 30 apareceram.

Nesta segunda-feira voltam às aulas presenciais nos CMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil) para 1.200 crianças da pré-escola. Os professores passaram a semana preparando a decoração das unidades com material colorido.

Os alunos, que voltaram semana passada, relataram que em 18 meses de ensino remoto enfrentaram dificuldades para aprender alguns conteúdos das diferentes disciplinas.

A aluna do sexto ano da Escola Municipal Natália Moraes de Oliveira, Crislaine de 13 anos, ficou feliz com a volta às aulas presenciais. “Em casa eu não consegui aprender muita coisa, meus pais não conseguiam me ajudar e eu ia me virando. Fiquei muito feliz em saber que as aulas presenciais voltariam, porque aqui o professor consegue me ajudar e ainda posso ver meus amigos”, disse.

Para a mãe do aluno Talisson de 12 anos, do 7º ano da Escola Municipal Olinda Brito de Souza, Vanessa Aparecida de 38 anos, a volta às aulas, com o ensino híbrido, foi um alívio. “Na escola eles aprendem. Em casa, eu não conseguia ajudar meu filho, porque eu trabalho e havia tarefas que eu não entendia, é terrível”, desabafou.

A estudante Ana Carolina, de 11 anos, do sexto ano da Escola Municipal Porfiria Lopes do Nascimento, admitiu que a semana anterior à volta às aulas foi de ansiedade. "É muito difícil estudar só em casa, meus pais tinham que me ajudar muito, sem eles eu não conseguia aprender nada. Confesso que tive várias crises de ansiedade, mas depois eu me acostumei. Fiquei muito feliz pela acolhida que fizeram para nós, gostei de ter visto a prefeita”, revelou ainda que em sua sala, na primeira semana, compareceram apenas cinco alunos.

Ela e os seus colegas seguiram "ao pé da letra" as recomendações da biossegurança.

“Nós não emprestamos materiais, não tocamos na mão do colega e, sempre que saímos da sala, passamos álcool em gel, estamos nos protegendo. Agora, aprenderei tudo que não aprendi”, concluiu.

Atuando há 22 anos na Escola Porfiria, a professora de Língua Portuguesa, Irene Albuquerque, conta que chegou a levar as atividades impressas nas casas dos seus alunos, mas eles não devolviam concluídas, devido a dificuldade em fazer sem a orientação dos professores.

“Muitos alunos da rede municipal não têm acesso à internet, pensando nesta realidade, nós elaboramos as atividades impressas, porém, muitos pais não buscavam. Eu, inclusive, cheguei a levar a atividade na casa de alguns alunos, mas eles não devolviam, porque não conseguiam fazer sem a orientação dos professores. Agora, com o retorno das aulas presenciais, os alunos estão com muita expectativa, se dedicando”, ainda de acordo com ela, cada sala da Escola Porfiria tem, no máximo, em torno de 12 alunos, garantindo mais qualidade nas aulas".

Quem volta às aulas nesta segunda-feira

6º ao 9º ano:

Escolas urbanas - 735 alunos

Escolas rurais em média - 780 alunos

1º ao 5⁰ do Ensino Fundamental: 

Escolas urbanas - 1267 alunos

Escolas rurais - 443 alunos

Pré-escola - 1. 200 alunos