Publicado em 19/05/2023 às 10:40,

Vereador faz alerta sobre crescimento de casos de depressão e pede mais apoio para o CAPS

Redação - Noticidade,
Cb image default
Vereador Gilson Galdino. (Foto: Noticidade)

O vereador Gilson Galdino (Rede), durante a Sessão Ordinária na Câmara de Sidrolândia destacou a importância do Dia Nacional da Luta Antimanicomial.

Durante a sua fala, o vereador explicou que ontem foi comemorado o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, organizado por diversos movimentos sociais, o dia é de celebração e de luta em espaços públicos, serviços de saúde mental e universidades.

Galdino destacou que é servidor da saúde e atua no CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) há 12 anos e disse que existe um número muito grande de pessoas com transtornos mentais, como: depressão, esquizofrenia e bipolaridade.

“Hoje há tratamento para qualquer tipo de transtorno mental e principalmente de forma humanizada. No CAPS nós temos terapia ocupacional, educadores físicos, psicólogos, psiquiatras, assistência social, todos colaboram com os tratamentos. Há relatos de pacientes quando vão fazer a entrega de currículos em lojas e quando o empresário vê que a pessoa é paciente do CAPS, são dispensados. Os pacientes do CAPS não são loucos. Peço o olhar atento dos empresários, que ouçam, atendam os pacientes e tratem eles como humanos, eu tenho certeza que não irão se arrepender. Que Deus nos abençoe sempre”, finalizou o vereador.

Gilson ainda parabenizou o trabalho dos profissionais do CAPS e pediu para a Secretaria de Saúde o aumento do efetivo no local, para fazer buscas de pessoas que precisam do atendimento, principalmente de casos de depressão.