O vereador Enelvo Felini Junior (PSDB) está buscando a reativação do IML (Instituto Médico Legal) em Sidrolândia e também o encaminhamento de um perito criminal que fique à disposição da delegacia de Polícia Civil de Sidrolândia.
“Muitas famílias tem cobrado isso, quando há necessidade da presença de um perito, familiares e até os próprios policiais ficam horas esperando a Perícia de Campo Grande para atender Sidrolândia que tem uma imensa extensão rural com 28 assentamentos, várias aldeias indígenas e dois distritos, é uma vergonha nossa cidade não ter esse profissional e causa ainda mais dor aos familiares ter que esperar tanto tempo para liberação do corpo”, destacou o vereador.
Ele protocolou uma indicação com o pedido que será encaminhado à Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de MS, “além da indicação, irei pessoalmente buscar isso junto ao governo que tem investigo muito na segurança pública e tenho certeza que seremos atendidos”, finaliza.
De acordo com o Diário Oficial do Estado (DOE), só em 2023, assumiram 53 novos peritos criminais em Mato Grosso do Sul, reforçando o quadro já existente. Conforme Enelvo Junior, a expectativa é que pelo menos um deles seja encaminhado para Sidrolândia, o município tem apenas o perito papiloscopista.
Atualmente, além da Capital, as cidades de Aquidauana, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas disponibilizam de Agentes de Polícia Científica.