Publicado em 01/10/2021 às 15:31,

Tempestade de poeira avança e assusta moradores de Sidrolândia. Veja

Redação - Noticidade,
Cb image default
A nuvem de poeira avançou sobre toda a cidade. (Foto: Noticidade)

Uma tempestade de terra com ventos fortes assustou moradores de Sidrolândia na tarde desta sexta-feira (01).

O fenômeno pode decorrer da extrema seca na região, como foi no caso de SP e MG, que estavam entre as piores avaliações no monitoramento de secas da ANA (Agência Nacional de Águas). O mesmo pode ter acontecido em várias cidades como Três Lagoas, Maracaju, Rio Brilhante e Dourados que também sofrem com a estiagem.

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) classifica o evento como um tipo de "litometeoro", isto é, "fenômeno causado pela suspensão no ar de partículas, geralmente sólidas, mas de natureza não aquosa", dos quais os mais comuns são névoa seca, tempestade de poeira e turbilhão de areia.

A meteorologista Estael Sias, da MetSul, disse que o fenômeno é comum em países da Ásia, onde é conhecido como "haboob". Ele é causado por temporais de chuva com ventos fortes que, ao entrarem em contato com o solo seco, encontram resquícios de queimada, poeira e vegetação, os quais acabam criando um "rolo compressor" de sujeira que pode chegar a até 10 quilômetros de altura.

"Primeiro, vem a nuvem de temporal e tempestade, que gerou a corrente de vento mais horizontal e bagunçou todos esses detritos. Como faz meses que não chove na região, tem muita poeira, o solo e a vegetação estão secos, e as queimadas também contribuíram", explicou Estael, à Agência Estado.

O mesmo evento foi registrado em cidades do interior de São Paulo na tarde de domingo (26). Imagens registraram a assustadora nuvem de poeira em municípios como Presidente Prudente, Franca, Jales, Araçatuba, Barretos, Araçatuba, além de outras localidades.

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