Buscar

Sindicato Rural de Sidrolândia fecha 2023 com mais de 170 cursos realizados e 2.700 alunos atendidos

O Sindicato Rural de Sidrolândia fecha 2023 com um balanço positivo em relação aos cursos oferecidos e ao número de alunos participantes que passaram pela entidade ao longo do ano.

Foram 173 cursos realizados, entre Formação Profissional Rural e Promoção Social e mais os Programas Especiais, somando 189 num total. De alunos, foram 2.737, com 1.850 aprovados. Uma demonstração da capacidade que a entidade tem em promover mudança e qualidade de vida por meio da educação.

Entre os Programas Especiais destacam-se: Programa Qualidade Agro, 5S na Propriedade Rural, Programa Negócio Certo Rural, Programa Mulheres no Campo, Saúde do Homem e Programa Saúde da Mulher, encabeçados pelo Sistema Famasul e realizados em Sidrolândia via Sindicato Rural.

O Sindicato também é polo da rede e-Tec do Senar, com o curso Técnico em Zootecnia. As inscrições deste processo seletivo já estão abertas e podem ser feitas pelo site: etec.senar.org.br. No balanço do Sindicato Rural, em Sidrolândia a rede e-Tec já formou duas turmas com 13 alunos formados, podendo atuar no mercado profissional.

Outras três turmas estão em andamento, do Técnico em Agronegócio com 25 alunos, uma turma de Zootecnia com 17 alunos e mais uma aluna da Faculdade CNA. E o Sindicato ainda oferece assistência técnica e gerencial especializada em vários setores, do programa ATeG do Sistema Famasul. São eles: ATeG em Apicultura, Avicultura, Bovinocultura de Corte, Bovinocultura de Leite, Horticultura, Piscicultura, ATeG Soja Plus, Prepara – Horticultura, e o mais recente oferecido é o ATeG Agroindústria, para quem deseja formalizar e profissionalizar o pequeno negócio nas comunidades.

Para o Presidente do Sindicato Rural de Sidrolândia, Paulo Stefanello, esse balanço é extremamente importante para se avaliar o potencial que o Sindicato tem em atender a comunidade e ser um braço na formação e na capacitação por meio de todos os cursos e formações.

Destaques

Um dos destaques de 2023 foi a discussão, em Assembleia, do Estatuto do Sindicato, que atualiza e regulamenta uma série de questões sobre direitos e deveres da entidade. Outro destaque foi a realização do projeto “Vivenciando na Prática”, parte da Associação do “De Olho no Material Escolar” que recebe alunos de escolas do município para conhecerem de perto a rotina de uma propriedade rural e dando à eles a oportunidade de entenderem mais sobre o mundo do agronegócio. Este ano, a visita guiada foi organizada em parceria com o grupo Agro Barcellos, com aplicação de concurso de redação, premiando o melhor texto sobre essa experiência.

Também como destaque do ano, vale ressaltar a vinda do ex-ministro, jornalista e escritor Aldo Rebelo que palestrou à convite do Sindicato Rural sobre a Geopolítica da Agropecuária Brasileira e os rumos para um agro de mais sucesso no país. Evento que reuniu autoridades e muitos produtores rurais da cidade.

O Sindicato ainda destaca a ida de professores do município a Pompéia (SP), conhecendo a sede da Fundação Shunji Nishimura, da formação em Aprendizagem Profunda, uma parceria que visa capacitar professores de Sidrolândia em uma nova metodologia em sala de aula, por meio de uma abordagem mais próxima entre professor e aluno.

Momentos que marcaram 2023 e a trajetória que o Sindicato vem traçando de alcançar cada vez mais pessoas, podendo contribuir com o desenvolvimento socioeconômico do município e fortalecendo a relação Sindicato e comunidade cada vez mais.

Para 2024

A previsão é que mais eventos como estes sejam realizados e novos alunos e turmas sejam concluídas. Quem tiver interesse em participar dos cursos técnicos, dos cursos e capacitações rápidas e deseja se inscrever pode acompanhar as notícias pela página oficial no Instagram ou pelo site: sindicatoruralsidrolandia.com.br