Buscar

Sederma leva projetos ambientais para as aldeias indígenas de Sidrolândia

Em reunião realizada na Escola Municipal Cacique Armando Gabriel, na quinta-feira (22), a Prefeitura de Sidrolândia, por meio da Sederma (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente) e com apoio da Fundação Municipal Indígena, tratou com as lideranças indígenas das aldeias Lagoinha, Córrego do Meio e Nova Corguinho, sobre o lançamento dos projetos de coleta seletiva com a instalação de ecopontos nas localidades.

Na ocasião a equipe técnica esclareceu a importância do aprimoramento da destinação correta dos resíduos produzidos no cotidiano das comunidades.

Os padrões e consumo demonstram que uma razão significativa do resíduo produzido é reciclável e neste sentido a implantação de um sistema de coleta deste material por meio dos ecopontos representa um importante passo na construção coletiva de um ambiente saudável para toda a comunidade.

O tema tem gerado preocupação na comunidade indígena e a receptividade aos projetos foi satisfatória. Ao todo foram instalados, em pontos estratégicos, 8 ecopontos, os quais servirão para a comunidade depositar os resíduos recicláveis que em seguida serão, regularmente, recolhidos pela equipe da coleta seletiva para a destinação adequada.

Outros temas forma tratados e darão origem a ações articuladas com as comunidades indígenas, como a recuperação de nascentes e o fomento à educação ambiental nos espaços sociais das aldeias.

Compareceram representantes de várias aldeias além de educadores e anciãos.

Com esta iniciativa, a Prefeitura de Sidrolândia reafirma seu compromisso com a melhoria da qualidade de vida a partir da construção de políticas públicas que estimulam a manutenção de um ambiente saudável.