Buscar

Saúde anuncia mutirão de cirurgias vasculares a partir da semana que vem

Cb image default

A partir próxima da próxima semana, segunda ou quarta-feira, a Secretaria Municipal de Saúde deve começar o mutirão de cirurgias vasculares no Hospital Elmíria Silvério Barbosa. Estão programados 100 procedimentos que atenderão 50 pacientes que estão na fila de espera. O procedimento feito em cada perna corresponde a uma cirurgia.

Nesta sexta-feira (05) a partir das 9h30 os 20 primeiros pacientes passarão por consulta de avaliação pré-operatória.

Entre os pacientes que serão atendidos está dona Gilda Mariano, 52 anos, que há três anos aguarda pela cirurgia e tem esperança de se livrar das dores e da sensação de cansaço decorrente das varizes nas suas duas pernas. Ela, que trabalha como doméstica, para aguentar a rotina das tarefas no trabalho recorre a analgésicos, mas o efeito não é duradouro.

Quem também enfrenta a mesma situação é o aposentado João Alves Aquino, que após dois anos de espera, estava pronto para fazer a cirurgia em março de 2020 no Hospital Regional. Na véspera de viajar para Campo Grande, com a mala pronta, chegou a ligação de que a cirurgia havia sido cancelada por causa da pandemia. Na época tinha gasto mais de R$ 1 mil em exames pré-operatórios, inclusive ressonância magnética. Sem a cirurgia, além das dores e do medo do problema evoluir para uma trombose, vem gastando em torno de R$ 200,00 por mês com os remédios receitados pela médica para aliviar as dores nas pernas. Ele passou a ter problemas circulatórios após um acidente de trabalho.

O mutirão foi confirmado na manhã desta quinta-feira (4) pelo secretário Municipal de Saúde, Luiz Carlos Alves, durante reunião com 10 vereadores. Na conversa, o secretário revelou que as cirurgias vasculares serão custeadas pelo município. Lembrou que até agora foram feitas no Hospital Elmíria Silvério Barbosa 324 procedimentos, sendo sete de ginecologia e obstetrícia, 124 de oftalmologia, 24 cirurgias gerais e 169 cirurgias ortopédicas. A prefeita Vanda Camilo aderiu ao MS Opera, pactuando a realização de 1.584 cirurgias eletivas até novembro do ano que vem.