Nos três primeiros meses do ano, o município de Sidrolândia recebeu aproximadamente 600 mm de chuvas, o maior volume dos últimos 12 anos, cujo excesso causou impacto na agricultura, que projeta prejuízos da ordem de R$ 1 bilhão.
Para a Prefeitura, surge a necessidade de refazer diversos trechos entre os 5 mil quilômetros de estradas vicinais que estavam em perfeitas condições de trafegabilidade, mas que não suportaram o volume das águas pluviais.
A prefeita Vanda Camilo e o secretário de Infraestrutura Carlos Alessandro (Lê), reuniram-se com o intuito de definir as estratégias, que foram formatadas pelos vários setores da Seinfra, com o objetivo de acelerar as ações tão logo as condições climáticas favorecessem.
Na semana que está findando, o tempo ficou firme, possibilitando o retorno das diversas equipes para a realização dos serviços de rotina na área urbana e no campo.
Serviços urbanos
A Secretaria de Infraestrutura intensificou a operação tapa-buracos, a limpeza em ruas e logradouros, roçadas e manutenções. Na Aldeia Nova Nascente, perímetro urbano, mais benfeitorias.
A limpeza urbana mantém a rotina pelos bairros, com duas frentes que atendem a região do São Bento e a parte alta.
Ações no campo
Muitas localidades receberam as frentes de serviços da Seinfra, que atuam durante todo o ano realizando manutenção nas estradas vicinais do município.
Mesmo com o período de instabilidades do tempo, pontes de madeira foram revitalizadas e estão planejadas melhorias em outras, permitindo a circulação dos moradores, escoamento da produção e passagem do transporte escolar.
No decorrer desta semana, serviços de patrolamento e cascalhamento ocorrem em regiões como Serrote, Capão Bonito II, Serra da Urca. Nesta sexta-feira (24) iniciam-se na região das aldeias indígenas a partir da Córrego do Meio.
Já estão programados atendimentos nas estradas do Bafo da Onça, Eldorado e Cerro Corá, além de outras regiões.
"Este é um período do ano em que podemos atender essas localidades com nossas equipes que durante todo o ano fazem os serviços nas estradas vicinais. A prefeita está muito preocupada com os estragos causados pela chuva em excesso, que inclusive danificou trechos de estradas que a gente tinha deixado em excelente estado no ano passado. Mas estamos aqui para isso, prestar serviços à população, e a partir de agora vamos avançar nessas melhorias, a pedido da nossa prefeita. Para finalizar, pedimos a paciência da população porque vamos chegar a todas as regiões, como temos feito nesses últimos anos", concluiu o secretário.