Buscar

Saúde faz drive thru quinta-feira no Paço para vacinar contra influenza e Covid-19

A Secretaria Municipal de Saúde de Sidrolândia promove nesta quinta -feira (30) vacinação no estacionamento do Paço Municipal na modalidade drive thru contra influenza e a Covid-19. A imunização será feita das 7h30 às 16h30. Há 2 mil doses de vacina contra gripe que poderá ser tomada por quem tem acima de 6 meses de vida.

Segundo o secretário Municipal de Saúde, Luiz Carlos Alves, até agora não foi não foi registrada nenhum caso de pacientes com gripe que tenha contraído o vírus H3N2 de gripe, que já provocou duas mortes em Mato Grosso do Sul. Tem aparecido muitos caso gripais e de resfriados, mas sem gravidade, o que aumentou a procura pelos remédios indicados pelos médicos para pacientes com os sintomas. Conforme o último boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde, neste ano já foram computados 437 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), apenas 3 neste mês, queda em relação as 13 notificações de novembro.

"Vamos fazer a nossa parte, que é a vacinação, que é fundamental, sobretudo nesta época de festas e confraternização por causa da passagem do ano", destaca o secretário.

Para a secretária-adjunta de Saúde do Estado, Crhistinne Maymone, é importante que a população siga as medidas de biossegurança já conhecidas no combate à Covid-19 e que são necessárias para diminuir a circulação do vírus da gripe.

“É preciso higienizar as mãos com frequência; utilizar lenço descartável para higiene nasal; cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir; higienizar as mãos após tossir ou espirrar; evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca; não partilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal; evitar aperto de mãos, abraços e beijo social; reduzir contatos sociais e evitar ambientes com aglomeração; evitar visitas a hospitais e ventilar os ambientes. E a principal é usar máscara”, destaca Maymone.

Ano passado foram aplicadas 12.039 doses contra influenza e em ,2019, 11.044 doses. Já contra Covid-19, 35.997 pessoas tomaram pelo menos uma dose de vacina; 31.194 tomaram a segunda dose ou a dose única; 9.344 tomaram a terceira dose e 1.063 a segunda dose da Jansen .