Buscar

Produção de abacaxi de Sidrolândia foi destaque no Mais Agro da rede Globo

A produção de abacaxi, localizada no Assentamento São Pedro, em Sidrolândia, foi destaque no programa “Mais Agro”, da rede Globo na sexta-feira (08).

Após matéria publicada no mês de outubro pelo Noticidade, a propriedade, que pertence ao Dorival de Souza da Silva, ganhou grande repercussão e foi exibida em na rede Globo às 6h da manhã através da TV Morena.

Cultivo de abacaxi no Assentamento São Pedro

Dorival de Souza da Silva já colheu mais de 2 milhões de abacaxis ao longo dos anos e tem 400 mil pés plantados em 11 hectares na propriedade que tem ao todo 21 hectares, a ideia dele é ampliar a plantação.

“O começo foi muito difícil, mas hoje temos apoio, acesso a crédito para investimento e técnicas avançadas que garantem boa produtividade e muita qualidade, isso possibilita a comercialização para Dourados, Fátima do Sul, Campo Grande, vários supermercados e feiras. Nossa rentabilidade tem sido muito boa e o comércio do abacaxi tem muita aceitação, estamos felizes com o resultado graças a Deus”, disse Dorival que destacou apoio da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) e da Sederma (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente).

O geógrafo e chefe de divisão da Sederma, Geovane Ferreira esteve na propriedade e destacou sua alegria ao ver tanta produtividade. Ele elogiou a produtividade da propriedade, destacando a importância de exemplos como Dorival para mostrar que é possível ter renda na agricultura familiar com planejamento adequado. “O Abacaxi é uma produção que vem ganhando espaço nos nossos Assentamentos”, finalizou ele que acompanha as propriedades dos agricultores familiares do município.

Em Sidrolândia, ao todo são 130 hectares de Abacaxi plantados. A fruta é a quinta mais produzida no País, contribuindo com aproximadamente R$ 2,22 bilhões para o PIB agrícola. A produção é absorvida quase em sua totalidade pelo mercado interno.