Diversos profissionais da saúde de Sidrolândia, dentre eles, médicos, enfermeiros, técnicos e servidores municipais do setor assinaram uma carta amplamente divulgada na Imprensa local nesta terça-feira (14) falando sobre a pandemia do Coronavírus e pedindo que a população fique em casa, use máscara e pratique o isolamento social, pois Sidrolândia é uma das cidades que apresenta baixo índice de isolamento, em média 48% nos últimos dias quando a recomendação é de no mínimo 70%.
O médico Dr. Maurício Anache representando todos os profissionais da saúde de Sidrolândia entrou em contato com a reportagem do Noticidade na tarde desta terça-feira solicitando a divulgação da carta, ele se mostrou preocupado com a realidade do município onde a grande maioria das pessoas não está cumprindo as recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde).
“Esta carta tem também a intenção de dar apoio e dizer que estamos de acordo com as medidas tomadas pelo prefeito Dr. Marcelo Ascoli, pois entendemos a gravidade da pandemia e a sua preocupação em preservar vidas. Observando o que ocorre em outros países, e também em São Paulo, temos que diminuir a curva de contaminação em nossa cidade, ou seja, achatarmos a curva. Fazendo isto teríamos a sorte de nosso sistema de saúde suportar a carga de doentes. Não diminuindo a curva de contágio, poderíamos, sendo otimista, precisar de 25 respiradores, por um período de três meses para tratar nossos doentes. Não temos estes aparelhos hoje e provavelmente não teremos. Nós da saúde de Sidrolândia, estamos prontos para atender nossa população. Estamos fazendo cursos de reciclagem, estudando rotinas médicas em relação à Covid-19, mas precisamos que façam a parte de vocês”. Destaca um dos trechos da carta.
Veja abaixo o texto na íntegra com o nome dos profissionais da saúde que assinaram o documento encaminhado a Imprensa:
Carta á população de Sidrolândia
Nós, trabalhadores da área de saúde do município de Sidrolândia, que assinam esta carta, informamos e orientamos:
1- Passamos por um período muito difícil de nossas vidas, na luta contra a pandemia Covid -19.
2- Pandemia que é produzida por um coronavírus, causando uma doença nova, com letalidade que vai de aproximadamente 1% a 11%.
3- Como é uma doença nova não temos ainda vacina, e pesquisadores do mundo todo estão em busca de uma medicação que cure está doença. Ainda não encontraram esta substância, embora bons resultados tenham sido relatados com o uso de antivirais e também com a hidroxicloroquina.
4- Como ainda não temos a vacina e as medicações usadas não nos garantem ainda uma porcentagem alta de cura,hoje, as armas mais importantes no combate ao coronavírus são a higienização constante das mãos e o distanciamento social, medidas estas orientadas pela OMS.
5- Nosso país está tendo a oportunidade de assistir o que está ocorrendo na Europa e Estados Unidos, vendo seus acertos e erros.
6- Países que demoraram muito para diminuir a movimentação de sua população estão hoje com o maior número de mortos pelo Covid -19, provavelmente devido ao fato de que muitas pessoas terem ficado doentes ao mesmo tempo, fazendo com que o sistema de saúde não conseguisse tratar todos os pacientes ao mesmo tempo ou seja o sistema de saúde entrou em colapso nestes locais.
7- Sendo assim, voltamos a afirmar que a maior arma para o controle desta doença é o distanciamento social ou seja ficar em casa e evitar o contato com outras pessoas.
8 - Fazendo este distanciamento evitamos que muitas pessoas fiquem doentes ao mesmo tempo e assim nosso sistema de saúde não vai colapsar.
9- Observando o que ocorre em outros países, e também em São Paulo, temos que diminuir a curva de contaminação em nossa cidade, ou seja “achatarmos a curva”. Fazendo isto teríamos a sorte de nosso sistema de saúde suportar a carga de doentes.
10- Não diminuindo a curva de contágio, poderíamos,sendo otimista, precisar de 25 respiradores, por um período de três meses para tratar nossos doentes. Não temos estes aparelhos hoje e provavelmente não teremos.
11- A covid -19 não é uma gripezinha boba, é uma doença grave, que faz uma pneumonia importante, que em muitos casos o paciente necessita de UTI, lembrando também de que esta doença não respeita idade ou classe social, podendo atingir não só idosos, mas jovens, crianças e adultos.
12- Na Itália devido ao erro do não distanciamento social, médicos estavam escolhendo quem iria viver ou morrer, devido à falta de respiradores.
13- Nos EUA, estão morrendo mais de 2000 pessoas por dia de Covid -19.
14- NÓS NÃO QUEREMOS QUE ISTO OCORRA EM SIDROLÂNDIA.
15-Nós da saúde de Sidrolândia, estamos prontos para atender nossa população. Estamos fazendo cursos de reciclagem, estudando rotinas médicas em relação à Covid-19, mas precisamos que façam a parte de vocês. FICANDO EM CASA, PRATICANDO O DISTANCIAMENTO SOCIAL E USANDO MÁSCARAS QUANDO TIVEREM QUE SAIR.
16- Sabemos dos problemas sociais e econômicos de medidas que restringem a movimentação de pessoas, mas o governo federal está tomando medidas para diminuir este impacto econômico na vida das pessoas, como também a prefeitura.
17 - Agora, o mais importante é preservamos vidas, não adianta termos o emprego e não termos a vida.
18- Estamos preocupados sim , é uma doença grave que pode tirar a vida de muitas pessoas em nossa cidade, temos que evitar isto. Nós da saúde temos que trabalhar, não podemos ficar em casa nos protegendo contra o coronavírus. VOCÊS QUE PODEM, FIQUEM EM CASA.
19- Para encerrar, além da função informativa, esta carta tem também a intenção de dar apoio e dizer que estamos de acordo com as medidas tomadas pelo prefeito Dr. Marcelo Ascoli, pois entendemos a gravidade da pandemia e a sua preocupação em preservar vidas.
20-FIQUEM EM CASA - USEM MÁSCARAS - PRATIQUEM O ISOLAMENTO SOCIAL.
Assinam:
- MAURICIO ANACHE;
- CLEIDE ROQUE MACHADO;
- SILVIA MARINHO;
- RENATO LIMA;
- MONIQUE ZORZETO;
- SANDRA REGINA MASSUDA ALBUQUERQUE; - ELIZABETH MIOTTO;
- AMANDA DE ARAUJO;
- JEAN ROBERTO ORDAKOSKI;
- MARIANA HELENA BARBOSA;
- ELCIO REIS;
- ALINE SERRANO SPATINE;
- VIVIANI MITANI;
- SHEILA TRINDADE;
- GUILHERME ALVES DE OLIVEIRA;
- CLAUDIA QUADROS MOREIRA;
- JAQUELINE PUERTA PEREIRA;
- TEILA MARIA RODOLPHO FERREIRA;
- RENATA MARÇAL SACAI;
- LAÍZA DA SILVA SILVÉRIO;
- KEILA ANDRÉA PEREIRA MAGALHÃES;
- VALDETE CARDOSO DA SILVA;
- CLAUDINÉIA PALMAS NANTES;
- MARIA JULIANE PEREIRA LOPES GOMES;
- DEGMAR ROSSI;
- ANA LÍDIA ASCOLI;
- JAYANA SOUZA BARBOSA;
- SAMARA RICARDI;
- LIS BETANIA MEDINA;
- LILIANE LOPES;
- ANÁLIA MARTINS;
- ROBERTA LESCANO;
- VANYA ASSIS;
- ANA CLÁUDIA FAUSTINO;
- RONALDO LOPES;
- IDALINA MARQUES DE ARAUJO;
- CARLA ALINE FERRI DO CARMO;
- NAIR MENDES MARTINS DE ALMEIDA;
- ELIZABETH DIAS DE OLIVEIRA AGUILLERA; - DENISE LEITE CALIXTO;
- BELMIRA CORREA MACHADO;
- ELEN RODRIGUES NANTES NOVAES;
- VERONICA PIRES MACHADO NASCIMENTO; - ROSANI DA SILVA;
- LOYS LANY MORAES BASILIO;
- SOLANGE RODRIGUES DA MATA;
- MÁRCIA RAMOS SOARES;
- JESSICA APARECIDA BENETI TOLDO;
- LARISSA DA SILVA ARGUELHO;
- ILMA VENITES;
- ROGÉRIO GONÇALVES;
- ROSILEI DE OLIVEIRA SANTANA;
- ANDRÉIA DE SOUZA VAREIRO;
- ARISTEU MITANI;
- ANDREIA FOGOLIN;
- POLLYANA TOLDO NANTES;
- DIEGO SANTOS SILVÉRIO;
- ROSANE TEREZINHA CEMBRANEL;
- ELISÂNGELA GUARDIANO JAMAR;
- MARCELO TRINDADE JÚNIOR;
- LUCINERI DOS SANTOS;
- DORALICE APARECIDA FERREIRA;
- TATIANA NANTES;
- KATIA CRISTIANE AMARILHA CÉSPEDES;
- ADERLANDIA DIAS;
- MARICELIA CORREA;
- PATRÍCIA BRANDÃO ALVES PEREIRA; - SHEYLA SANTIAGO BENITES;
- ANA PATRÍCIA SIQUEIRA CAMPOS; - MAURO PASSAIA;
- LETICIA MARIA SITORSKI MÜLLER; - GILMAR MARQUES DE LIMA;
- ROZELI FREITAS E SILVA;
- WANESSA ADORYAN;
- CEZAR RODRIGUES DE BRITO;
- ANCELMA VERDELHO DOS SANTOS;
- CARLOS VINICIUS RODRIGUES LEÃO; - MARILEIA MATOS DE OLIVEIRA;
- THIAGO PRATA;
- ADELAIDE VIANA GARCIA;
- ALINE SCHULTZ;
- ADRIELLY DOS SANTOS MOURA;
- NELCY FIORAVANTE;
- ELIZETE CRISTALDO MALHEIROS;
- DENISE CAROLINE PIRES REGINALDO; e - SILMARA TEIXEIRA ANUNCIAÇÃO.