Buscar

Prefeitura fará ato na sexta para iniciar obras do Núcleo de Controle de Zoonoses

Cb image default
Foto: Noticidade (Antigo abrigo dos animais de Sidrolândia)

A Prefeitura Municipal de Sidrolândia irá realizar nesta sexta-feira (19), um ato de lançamento das obras do Núcleo de Controle de Zoonoses que deve atender os animais de rua da cidade.

A obra é uma iniciativa da Prefeitura que visa atender diversos tipos de situações que envolvam animais, hoje a cidade conta apenas com a colaboração de voluntários que realizam serviços sem fins lucrativos.

O evento de lançamento da obra está marcado para às 9 horas de sexta-feira (19), na BR-060, ao lado do Frigorífico JBS.

Desde o início do século passado, unidades responsáveis pela execução das atividades de controle de zoonoses vêm sendo estruturadas no Brasil, a partir da criação dos primeiros canis públicos construídos nas principais capitais. 

Cb image default
Foto: Noticidade (Antigo abrigo dos animais de Sidrolândia)

As atividades dessas unidades foram gradativamente ampliadas, a partir do início da década de 1970, com a criação dos primeiros Centros de Controle de Zoonoses (CCZ), que tinham suas ações voltadas para o recolhimento, a vacinação e a eutanásia de cães, com vistas ao controle da raiva.

Com o decorrer dos anos, outros programas de saúde pública foram sendo incorporados à rotina operacional dessas unidades, como entomologia, controle de roedores, de animais peçonhentos e de vetores, sendo este último favorecido pela descentralização das atividades de controle de endemias, até então trabalhadas principalmente pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

A partir da década de 1990, o Ministério da Saúde (MS) sistematizou a aplicação dos recursos para apoiar os municípios na implantação e na implementação de unidades de zoonoses integradas ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Essas unidades estão localizadas principalmente em capitais, regiões metropolitanas, municípios sedes de regionais de saúde, municípios de fronteira e em alguns municípios mais populosos, sendo denominadas de Unidades de Vigilância de Zoonoses (UVZ), conforme a Portaria MS/SAS nº 758, de 26 de agosto de 2014.

O núcleo instalado em Sidrolândia deve funcionar de maneira parecida aos CCZs, porém com menos recursos, mas que deve ser o suficiente para atender a demanda do município.