Buscar

Prefeitura entrega 1⁰ dos 4 monumentos de preservação da memória histórica de Sidrolândia

Cb image default
A prefeita esteve presente na entrega do monumento. (Foto: Douglas Amaral - Noticidade)

Na antevéspera das comemorações do Dia do Índio, quarta-feira, 19 de abril, a prefeita Vanda Camilo entregou um monumento que reverencia a contribuição dos povos originários na história de Sidrolândia, que neste ano comemora o 70⁰ aniversário de emancipação político- administrativa. "Esta gestão quer deixar como legado a preservação da memória histórica da nossa cidade, mantendo viva a contribuição daqueles que ajudaram a fazer desta uma das cidades mais desenvolvidas do Estado", destacou a prefeita na inauguração do primeiro dos 4 monumentos planejados para a Avenida Dorvalino dos Santos.

Para a cacique Ana Figueiredo, da Aldeia Tereré, o monumento constitui o reconhecimento, ainda que simbólico, da contribuição dos povos indígenas ao desenvolvimento da cidade. "Infelizmente ainda sofremos com o preconceito da sociedade. Ainda bem que esta situação já começou a mudar". O presidente da Fundação Municipal Indígena, Josimar Clementino, também elogiou a iniciativa da gestão de reverenciar a memória dos ancestrais indígenas. 

Além desta em homenagem à etnia terena, estão planejados monumentos que remeterão ao carro de boi, simbolizando o veículo de transporte rústico dos pioneiros e a primeira atividade econômica que desenvolveram, a estação ferroviária, expressão da chegada do trem, fator de integração da cidade à Campo Grande e à região de fronteira, além de um portal num estilo rural dando às boas-vindas a quem chega na cidade pela Dorvalino dos Santos, principal cartão portal da cidade.

O ex-vereador e historiador Zoé Prates Silvério, elogiou a iniciativa da gestão de resgatar e preservar a memória histórica da cidade. "É um projeto que deve ser enaltecido para as novas gerações saberem das suas origens", comenta.