A Prefeita Vanda Camilo (PP) confirmou a reportagem do Noticidade que mais uma vez o município não irá promover a festa de Carnaval de Rua em Sidrolândia. O jejum da festa mais popular do Brasil é de 9 anos em Sidrolândia. A última edição do evento foi em 2013.
De acordo com a prefeita, não há recursos para o evento, porém haverá uma atividade principalmente para as crianças e famílias. Está sendo programado um evento nos dias 18 e 21 de Fevereiro no Parque Ecológico Vale do Vacaria a partir das 14 horas com som ao vivo, torneio de vôlei, zumba e diversos atrativos para as crianças. A entrada será franca, às atrações ainda não foram divulgadas.
“Serão dias de alegria para a nossa comunidade, valorizando nossos artistas locais, com baixo custo financeiro, porém celebrando a data principalmente com a criançada”, disse o Presidente da Fundação Municipal de Cultura, Carlito da Silva do Carmo.
O lado positivo do cancelamento do carnaval de Rua é a redução nos índices de ocorrências policiais que eram bem superiores quando havia cinco dias da festa na cidade. Na lista de crimes, figuravam homicídios, brigas generalizadas, roubos e furtos e alto índice de violência doméstica, (no último carnaval realizado em 2013 foram 52).
Popularidade - Adepto a realização da Festa, o então prefeito Daltro Fiuza realizou o evento em todos os anos de seu governo e desta forma elevou sua popularidade com o “povão”. Seu último carnaval foi realizado na Avenida Aquidaban em 2012, depois já no governo do PSDB em 2013 justamente às vésperas da eleição suplementar da qual o ex-prefeito Ari Basso saiu vitorioso, o ex-vereador Ilson Peres estava no comando da Prefeitura no Governo interino. Politicamente, os números mostram que a iniciativa de realizar o evento parece agradar a maioria.
No último carnaval em Sidrolândia, o “Sidrofolia” atraiu muitos visitantes e movimentou a economia, na época foi montada uma estrutura na praça central. Além de recursos públicos, parte dos R$ 200 mil investidos foi patrocínio de empresários da cidade simpáticos ao PSDB que comandava a prefeitura na época. (Veja abaixo como foi a abertura do último evento realizado na cidade).