Buscar

Pela 3ª vez, Batalhão de Choque deve ser acionado para desocupação em Sidrolândia

Cb image default
Tropa de Choque em Sidrolândia. (Foto: Arquivo - Noticidade) 

O poder Judiciário deverá acionar pela terceira vez o Batalhão de Choque para comparecer ao município de Sidrolândia e fazer cumprir uma liminar de reintegração de posse. Desta vez, para desocupar uma área atrás do Bairro Diva Nantes que pertence a prefeitura.

Em setembro de 2017, o Batalhão de Choque com uso inclusive de máquinas dispersou cerca de 200 pessoas que tinham invadido a área do Jockey Club de Sidrolândia e derrubou todos os barracos erguidos no local, cumprindo uma decisão judicial. 

Em 2019, cerca de 30 pessoas invadiram terrenos particulares nas proximidades do condomínio Golden Residence, os proprietários estiveram na delegacia, acionaram a justiça e dias depois, policiais do Batalhão de Choque da Polícia Militar com apoio de viaturas da PMR (Polícia Militar Rodoviária) e até da PMA (Polícia Militar Ambiental) chegaram ao local e iniciaram a negociação com os invasores que concordaram em deixar o local.

Agora, outro grupo de mais de 100 pessoas ocupou a área de seis hectares na região aos fundos do Bairro Diva Nantes e a divisão de lotes segue em ritmo acelerado.

Um homem que faz parte da ocupação informou a reportagem do Noticidade que as famílias vão resistir e não irão deixar a área em hipótese alguma. De acordo com ele, as pessoas estão confundindo as coisas, “usar o termo de invasores contra nós é um equívoco, invasão é quando existe um dono da terra, seja pessoa ou empresa e ocupar é quando a terra pertence ao estado ou município, mas não está sendo usada, nós ocupamos essa área que estava servindo de lixão e vamos permanecer”, destaca.

O grupo de pessoas que invadiu a área da prefeitura citou o exemplo da Vila Jatobá, que hoje tem mais de 150 famílias na área da antiga esplanada ferroviária pertencente a união e que foi ocupada há mais de 3 anos sem nenhuma intervenção efetiva da justiça.

A área está no centro de Sidrolândia com inúmeras casas e hoje os moradores não acreditam mais em retomada, mesmo com o fato de que a Advocacia Geral da União ingressou na Justiça Federal com ação de reintegração de posse no ano passado.

Cb image default
Vila Jatobá na região central de Sidrolândia. (Foto: Noticidade)