Buscar

Para agilizar demanda de cirurgias eletivas, Prefeitura inicia mutirão com especialistas

A Prefeitura de Sidrolândia firmou importante parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Saúde, para eliminar a lista de espera por cirurgias eletivas em pacientes do município.

O Mutirão da Ortopedia é o primeiro entre as especialidades que integrarão este projeto, de iniciativa da prefeita interina Vanda Camilo, que conseguiu o apoio do secretário Geraldo Resende, para contar com o suporte da Secretaria de Estado de Saúde.

A ação teve início nesta quinta-feira (21) no Centro de Especialidades Municipal (CEM) com dois médicos ortopedistas enviados pelo Estado, que fazem um atendimento prévio para reavaliar o quadro dos pacientes que estão na lista de espera por procedimentos cirúrgicos.

Vanda foi ao local e conversou com os profissionais responsáveis pelo atendimento, e com alguns pacientes que já aguardavam pela consulta. "Quero agradecer imensamente ao governador Reinaldo Azambuja, e ao meu amigo secretário Geraldo Resende, que é um companheiro leal, nos ajudou muito no período em que trabalhamos no Hospital, e agora renova sua parceria conosco neste período de prefeita interina. A ideia da Prefeitura, neste projeto que desenvolvemos, é dar atenção a um número imenso de sidrolandenses que estão esperando há meses, e até anos, por cirurgias. O Poder Público precisa agir para que a nossa população receba uma saúde com carinho e melhores cuidados", disse.

A prefeita solicitou ao secretário de Estado de Saúde o auxílio ao município, para que as cirurgias eletivas sejam realizadas no Hospital Beneficente Dona Elmíria Silvério Barbosa, em Sidrolândia.

O pedido será atendido, ficando acertado que a prioridade é para a realização dos procedimentos em Sidrolândia, enquanto que, casos de cirurgias de maior complexidade serão encaminhados para outros locais.

"Estamos iniciando este projeto, a gente vai reavaliar todos aqueles pacientes que tem indicação de cirurgias ortopédicas, cirurgias eletivas, nós vamos filtrar, quais desses pacientes é possível a realização (da cirurgia) dentro de Sidrolândia, ou seja dentro do nosso Hospital, com estruturas técnicas que estão melhorando com o Governo do Estado apoiando essa ação da Prefeitura, realizaremos aqui mesmo grande parte dessas cirurgias. Já os pacientes onde não houver estrutura técnica possível no Hospital, serão encaminhados para a cirurgia em outros locais", explicou o médico Marcelo Luiz Quartei, um dos ortopedistas.

Início das cirurgias e demanda

Conforme o profissional, as cirurgias eletivas de ortopedia em Sidrolândia ocorrerão aos sábados, com a data de início devendo ser anunciada nos próximos dias.

A meta é realizar 20 procedimentos por mês, quantidade sujeita a alteração, a depender da demanda local.

A consulta de reavaliação em andamento, é importante porque podem haver casos em que os pacientes, dado o tempo de espera, podem não precisar mais da cirurgia ortopédica, porém todos os casos serão analisados.