Publicado em 26/11/2025 às 10:06,
O produtor rural e empresário Jacob Breure, presidente do Hospital Dona Elmíria Silvério Barbosa confirmou participação no Podcast do Noticidade nesta quarta-feira (26) a partir das 18 horas em transmissão ao vivo pela página do site no Facebook.
Jacob vai dar sua versão e esclarecimento a sociedade sobre acusações do Ministério Público que desencadeou a operação Dirty Pix cumprindo 18 mandados de busca e apreensão em Sidrolândia e Manaus (AM) no dia 18 de novembro.
A investigação aponta um possível desvio de recursos públicos destinados ao Hospital em 2022. O valor foi repassado pelo Governo do Estado à Prefeitura de Sidrolândia para a compra de um aparelho de ressonância magnética e uma autoclave hospitalar. Porém, parte da verba teria sido desviada, a Pharbox Distribuidora Farmacêutica de Medicamentos teria pago vantagens indevidas a vereadores por meio de transferências Pix diretamente, ou por meio de terceiros, aos parlamentares e ao presidente do hospital que negou veementemente o recebimento de qualquer valor.
“Não tenho nada a esconder, fazemos tudo dentro da legalidade, tenho minha consciência tranquila, quem me conhece sabe a forma como conduzimos o Hospital e a transformação que a nossa equipe fez garantindo melhorias efetivas na estrutura e no atendimento para nossa comunidade. Temos uma ótima equipe jurídica, administrativa e contábil e tudo é feito de forma correta dentro da legalidade. Por isso, terei o maior prazer de participar do Podcast sim e esclarecer isso a população”, disse Jacob.
Em nota, a Pharbox garantiu ter entregue os dois equipamentos médicos comprados pelo hospital em setembro de 2023. A empresa alega ainda não ser responsável “pelo que terceiros fazem ou eventualmente fizeram à época, com seus recursos advindos da comissão comercial” e que nenhum pagamento da empresa e da diretoria foi feito “a quaisquer dirigentes do referido hospital, tampouco para quaisquer políticos, pessoas citadas, às quais sequer são do nosso conhecimento”. Destacou a empresa.
A direção do hospital diz que o aparelho Autoclave previsto na mesma aquisição não foi entregue pela Pharbox e por isso, em outubro de 2023, entrou judicialmente contra a empresa para o recebimento do equipamento e cumpriu rigorosamente todas as etapas legais, realizando o pagamento conforme previsto e mantendo cada documento devidamente registrado. A instituição ressalta ainda que a direção e a atual gestão do hospital não receberam qualquer pagamento (PIX) da empresa Pharbox, afirmando total desconhecimento sobre o uso que a empresa fez dos valores recebidos.