A Prefeitura de Sidrolândia, através da Secretaria de Saúde, iniciou o atendimento na primeira unidade móvel de atenção à saúde animal, o Castramóvel. Os serviços de cirurgias de castração de cães e gatos são gratuitos e deverá ser agendado pelo agende de saúde de seu bairro.
Todos os bairros serão atendidos no município, primeiramente, é realizado a classificação dos animais. Os agentes de saúde vão até as residências, identificam o responsável pelo animal e entregam o documento de pré-agendamento, com data, hora e local onde a unidade móvel estará. De acordo com informações, será priorizado as famílias que participam de algum auxílio do Governo.
Após o agendamento realizado pelo agente de saúde, o responsável irá levar o pet para a profissional verificar se o animal está apto ou não para ser castrado, essa é a primeira fase. No local, será realizado a vacinação antirrábica, preconizado pela resolução do Conselho de Veterinária, que os animais tem que ter um período de vacinação que antecede a castração, após isso o animal é classificado e entra na lista de castração.
A segunda fase do projeto é o procedimento de castração e, por último, é o retorno pós cirúrgico. Além da castração, o projeto prevê ainda campanhas educativas para a conscientização sobre a guarda responsável e o bem-estar animal.
A unidade iniciou o atendimento na região central, neste momento está atendendo na região do ESF Cleide Piram, o cronograma continuará no Cascatinha, Jandaia e por último São Bento.
De acordo com a veterinária Kênia Aniz Chiarello, responsável pelo o atendimento no Castramóvel, o projeto é importante não só para os animais, mas para população do município também.
“O projeto de castração ele não é só um bem estar para o animal, porque nós sabemos que ele pode desenvolver doenças por ainda ter um ovário no caso da fêmea, ou testículo no caso do macho, e até da procriação que acontece bastante e acaba desenvolvendo animais errantes (animais livres e sem dono, que habitam o meio urbano), o problema maior é o zoonose, porque esses animais sem cuidados, ele acaba servindo de transmissor para outras doenças, ou ele mesmo pode sofrer com alguma doença, e não vai ter o cuidado necessário, então vamos abranger não só os animais, mas como a população também”, explicou Kênia.
O prefeito Dr. Marcelo Ascoli (PSD) ressaltou os trabalhos que estão sendo feitos em relação aos cães e gatos de Sidrolândia.
“Estou muito contente, tenho certeza que vai ser algo bom para a nossa cidade, nós temos o Núcleo de Controle de Zoonoses, que está sendo construído, talvez fique pronto ainda esse ano ou ano que vem, apoiamos a APAS (A Associação Protetora dos Animais de Sidrolândia), a Prefeitura doou o terreno e contribui com recursos para cuidar dos nossos pets, e agora com mais essa importante aquisição, esse todo aparato vai estar para atender os nossos pets que precisam de carinho e atenção do Poder Público. Parabéns as nossas colegas responsáveis pela a unidade móvel, e que nós possamos fazer muito pela as famílias e pelos os animais”, encerrou o prefeito.