Buscar

Moradora de Sidrolândia morre na Santa Casa após se engasgar com pedaço de carne

Cb image default
Interior da Santa Casa de Campo Grande. (Foto: Arquivo) 

Uma moradora de Sidrolândia de 44 anos de idade faleceu na Santa Casa de Campo Grande. De acordo com o Boletim de Ocorrência registrado na Polícia Civil, Maria Rozenilda de Moraes foi internada após se engasgar com um pedaço de carne quando estava em casa.

A vítima se engasgou com a carne e ficou com o alimento na garganta dificultando sua respiração, os familiares dela acionaram o Corpo de Bombeiros. Os militares conseguiram tirar o alimento da garganta da vítima, mesmo assim ela foi levada ao hospital de Sidrolândia, pois ficou inconsciente e por isso precisou ser intubada. Em seguida, foi transferida para a Santa Casa de Campo Grande, onde acabou falecendo.

O caso foi registrado pela polícia civil como morte a esclarecer e foi registrado na Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) de Campo Grande.

Atenção - O engasgo é uma manifestação do organismo para expelir alimento ou objeto que toma um “caminho errado”, durante a deglutição (ato de engolir). Na parte superior da laringe localiza-se a epiglote, uma estrutura composta de tecido cartilaginoso, localizada atrás da língua. Funciona como uma válvula que permanece aberta para permitir a chegada do ar aos pulmões e se fecha quando engolimos algo, isso para bloquear a passagem do alimento para os pulmões e encaminhá-lo ao estômago. O engasgo é considerado uma emergência, e em casos graves, pode levar a pessoa à morte por asfixia ou deixá-la inconsciente por um tempo. Sendo assim, agir rapidamente evita complicações.

O que fazer - Deixar a pessoa tossir com força, que é o melhor recurso para a eliminação do corpo estranho. Posicione-se por trás e enlace a vítima com os braços ao redor do abdome (se for uma criança, ajoelhe-se primeiro), caso ela esteja consciente. Uma das mãos permanece fechada sobre a chamada “boca do estômago” (região epigástrica). A outra mão comprime a primeira, ao mesmo tempo em que empurra a “boca do estômago” para dentro e para cima, como se quisesse levantar a vítima do chão. Faça movimentos de compressão para dentro e para cima (como uma letra “J”), até que a vítima elimine o corpo estranho. Acione o Corpo de Bombeiros com urgência.