A moradora de Sidrolândia, Gislaine Alves de 31 anos, criou uma vaquinha online em prol da filha, Lavínia Munhoz Guimarães de apenas 6 anos. A criança foi diagnosticada com hidranencefalia.
Com 10 meses de idade, Lavínia foi diagnosticada com hidranencefalia, uma anomalia congênita caracterizada pela ausência de hemisférios cerebrais (direito e esquerdo). “Ela está com quase 7 anos, não tem movimentos, não anda, não fala”, disse a mãe.
“Criei a vaquinha para pedir uma ajuda de coração, pois preciso fazer melhorias em benefício a minha filha, preciso construir um cantinho para ela ter mais conforto, e preciso comprar uma cadeira adequada para ela. Realmente quem puder ajudar, eu desejo que Deus te abençoe grandemente”, disse Gislaine.
Aqueles que quiserem acessar a vaquinha e ajudar, basta clicar aqui.
Hidranencefalia
A hidranencefalia é uma anomalia congênita (derivada do período pré-natal) caracterizada pela ausência de hemisférios cerebrais (direito e esquerdo). No lugar, encontra-se líquido cefalorraquidiano (fluído com aparência aquosa encontrado na porção intracraniana).
Apesar de muitas vezes ser confundida com a anencefalia, caracterizada pela ausência total do cérebro, a hidranencefalia se diferencia dessa ordem, já que o tronco cerebral se encontra preservado, permitindo assim condições básicas de sobrevivência ao bebê. Inclusive, essa anomalia chega a ser mais grave do que a própria porencefalia e a esquizencefalia, ambas originadas por mutações genéticas.
Na hidranencefalia, a criança comumente nasce e se desenvolve de forma habitual até as primeiras semanas, quando passa a apresentar quadro de sintomas.