Buscar

Lote Urbanizado: Unidades habitacionais estão em estágio avançado de construção

Cb image default
Divulgação

O Programa Lote Urbanizado está contemplando 51 famílias com a construção da casa própria em Sidrolândia. A ação é realizada pelo Governo do Estado, tem a parceria com a Prefeitura e a participação importante dos futuros proprietários.

A Administração Municipal, nesta parceria, disponibilizou duas áreas, ao lado do Bairro Sidrolar, para a implantação do programa habitacional. Foram 36 da 1ª e outros 15 lotes pela 2ª etapa.

Além deste papel na parceria, a Prefeitura de Sidrolândia, após reunião do prefeito Dr. Marcelo Ascoli com a equipe técnica e secretariado, também arcou com a terraplanagem nas áreas.

Construção em evolução

Após as etapas cumpridas pelo Governo do Estado e pela Prefeitura, cabe aos beneficiários a edificação da obra da moradia, para estar pronta em até dois anos depois da assinatura dos contratos. E em Sidrolândia é perceptível o estado adiantado das construções.

De acordo com a coordenadora de Habitação e Urbanismo do Município, Juliana Zorzeto, foi iniciada nesta terça-feira (22/10) a execução do projeto piloto para montagem da estrutura metálica da cobertura das moradias, cujo acesso ao financiamento aos titulares é viabilizado pela Agehab.

- Além da estrutura metálica também foi viabilizado o acesso dos moradores ao financiamento das telhas, caixas d’água, suporte dessas caixas, e eles só vão começar a pagar a partir do momento que entrarem nas casas, parcelas de aproximadamente R$ 150,00 – explicou Juliana.

A empresa fornecedora do material está com profissionais realizando a montagem na primeira unidade para que os construtores da cidade que trabalham nas obras dessas casas aprendam a maneira de trabalhar com os itens financiados.

Dos 51 beneficiários, 38 recorreram ao financiamento deste material, e na próxima semana devem chegar as telhas para a cobertura desses imóveis. Os demais optaram pela construção por conta própria.

Contratos

O programa habitacional teve duas etapas em Sidrolândia, com a assinatura dos contratos em datas distintas. Em ambos os atos participaram o prefeito Dr. Marcelo Ascoli, gestores da Administração Municipal, vereadores e a diretora-presidente da Agência Estadual de Habitação Popular (Agehab), Maria do Carmo Avesani Lopes.

A primeira foi realizada no dia 14 de fevereiro deste ano, contemplando 36 famílias. E a segunda, para mais 15 famílias, ocorreu no dia 2 de maio.

O Programa

De acordo com a Agehab, a parceria para o Projeto Lote Urbanizado é formada a ‘três mãos’: a prefeitura doou o terreno (em Sidrolândia a Prefeitura Municipal através da Secretaria de Infraestrutura ainda fez a terraplenagem), o Governo do Estado criou o projeto e construiu a base da residência (com fundação, instalações hidráulicas e sanitárias, contrapiso e primeira fiada em alvenaria), e a família beneficiária entra com a mão de obra e a compra do material restante. O prazo para a conclusão é de 24 meses contados a partir da assinatura de autorização para execução da obra.