Um lobo-guará foi resgatado gravemente ferido após ser atropelado, na MS-162, em Sidrolândia, neste domingo (7). O animal recebeu atendimento veterinário no local e foi levado para o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras), em Campo Grande.
Motoristas que passavam pela região viram o animal às margens da rodovia e acionaram uma equipe da Polícia Militar Ambiental (PMA), que de pronto foi ao resgate do bicho.
Equipes de veterinários identificaram feridas graves nas patas do lobo-guará, identificado como um macho e adulto. O animal é considerado alto risco de extinção na lista do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
O animal, que segue no Cras, na capital, recebe os atendimentos veterinários necessários. Em nota, a PMA lembrou que é comum encontrar animais silvestres mortos nas estradas sul-mato-grossenses ou feridos após acidentes.
A legislação brasileira estabelece que matar, perseguir, caçar, apanhar ou utilizar espécimes da fauna silvestre é considerado crime ambiental, o que implica autuação em qualquer situação prejudicial aos animais silvestres, incluindo atropelamentos.
Se o atropelamento for intencional, o condutor pode ser punido. Para denunciar ou acionar a PMA para um resgate, ligue: (67) 9984-5013.
(Com informações do site G1MS).