Buscar

Internautas denunciam suposto envenenamento de gatos no Bairro São Bento

Cb image default
Foto: Reprodução/Facebook

Internautas estão utilizando as redes sociais para denunciar uma suposta “matança” de gatos por envenenamento no Bairro São Bento, apesar das informações ainda estarem sendo apuradas, cinco animais já teriam sido encontrados morto.

De acordo com algumas publicações no Facebook e denúncias encaminhadas a reportagem do Noticidade, as mortes estão ocorrendo nas proximidades da Escola Estadual Profª Catarina de Abreu, não é a primeira vez que denúncias como esta chegam à redação.

Nem todos os animais mortos são de rua e os internautas pedem que a população denuncie, pois envenenar animais é um crime previsto na Lei de Crimes Ambientais. Nesta Lei consta que, quem praticar ato de abuso, maus tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos, nativos ou exóticos é penalizado com detenção de 3 meses a um ano e multa.

Nos envenenamentos intencionais, as maiores vítimas são, geralmente, os animais de rua e aqueles que, apesar de terem dono, têm acesso à rua. Este tipo de intoxicação pode ser causado por pessoas que desejam se livrar dos animais sejam eles abandonados ou não, simplesmente pelo fato de sentirem-se incomodadas.

O conhecido chumbinho que, apesar de ser ilegal e ter sua venda proibida é a arma mais utilizada para o envenenamento de cães e gatos, já que é facilmente encontrado, inclusive sendo vendido como 'veneno para ratos'.

Infelizmente, as estatísticas mostram que apenas 1/3 dos animais vítimas de envenenamento sobrevivem. Portanto, é importante que, logo após o socorro ao animal, caso o dono saiba quem é o responsável pelo envenenamento, que faça um Boletim de Ocorrência na delegacia, a fim de que o responsável pelo crime seja devidamente punido.