Buscar

Inauguração da Sala Lilás em Sidrolândia vira referência e foi destaque na TV Morena

PGlmcmFtZSBzcmM9Imh0dHBzOi8vd3d3LmZhY2Vib29rLmNvbS9wbHVnaW5zL3ZpZGVvLnBocD9ocmVmPWh0dHBzJTNBJTJGJTJGd3d3LmZhY2Vib29rLmNvbSUyRm5vdGljaWRhZGVzaWRyb2xhbmRpYSUyRnZpZGVvcyUyRjIzNTEzNzI3NzE3NjczNzQlMkYmYW1wO3Nob3dfdGV4dD0wJmFtcDt3aWR0aD01NjAiIHdpZHRoPSI1NjAiIGhlaWdodD0iMzE1IiBzdHlsZT0iYm9yZGVyOm5vbmU7b3ZlcmZsb3c6aGlkZGVuIiBzY3JvbGxpbmc9Im5vIiBmcmFtZWJvcmRlcj0iMCIgYWxsb3d0cmFuc3BhcmVuY3k9InRydWUiIGFsbG93ZnVsbHNjcmVlbj0idHJ1ZSI+PC9pZnJhbWU+

A TV Morena esteve em Sidrolândia na manhã desta quarta-feira (07), para participar da inauguração da Sala Lilás, espaço destinado ao atendimento exclusivo de mulheres na Delegacia de Polícia Civil de Sidrolândia.

O município, teve maior taxa de casos de violência doméstica para cada 100 mil habitantes, no ano de 2018, com 568 casos e é o primeiro de Mato Grosso do Sul a receber este projeto, com atendimento semelhante a Casa da Mulher Brasileira, segundo as autoridades envolvidas.

Cb image default

Sala Lilás inaugurada em Sidrolândia — Foto: Cláudia Gaigher/TV Morena

A delegada adjunta de Sidrolândia, Thaís Duarte Miranda, conta que a Sala Lilás é de extrema importância para a cidade. "Desde que assumi aqui, o número de boletins de ocorrência de violência contra a mulher aumentou 20% e a maioria delas solicita medidas protetivas. Os número de boletins varia em média de 20 a 30 por dia, então era um local que realmente precisava deste atendimento personalizado. Neste casos, o problema vai muito além e este espaço está muito bonito e acolhedor", avaliou.

Ao G1 o Delegado Geral da Polícia Civil, Marcelo Vargas, disse que, até o fim deste mês, a previsão é de inaugurar outras 4 salas, sendo confirmados nos municípios de Rio Negro e Maracaju. Até o final do ano, o desafio também é inaugurar mais 10 salas em outros municípios do estado, já que casos de violência doméstica e feminicídio são os que mais crescem. "Estamos reunindo, no mesmo lugar, a questão da Justiça, com acolhimento social e psicológico", ressaltou.

Cb image default
Sala Lilás inaugurada em Sidrolândia — Foto: Cláudia Gaigher/TV Morena

O prefeito do município, Marcelo de Araújo Ascoli (PSL), conta que a gestão municipal ajudará na manutenção e também realizou a ampliação da delegacia da cidade, além de colaborar com materiais em parceria com o governo do estado "Temos uma rede de enfrentamento para atender e colaborar no atendimento. Também temos profissionais da prefeitura que auxiliam nesse atendimento. Queremos uma receita de sucesso para Mato Grosso do Sul e o Brasil e aqui temos um bom exemplo", comentou.

Ao todo, são 21 casos de feminicídio registrados em Mato Grosso do Sul este ano. O número de delegacias voltadas para o público feminino são 11. (Com informações do G1/MS)