Buscar

Gerson Claro anuncia abastecimento de gás natural para 2024 em Sidrolândia

Cb image default
O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, Gerson Claro. (Foto: Divulgação) 

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems), deputado estadual Gerson Claro (PP), anunciou, nesta segunda-feira (17), que a partir do segundo semestre do próximo ano, empresas de diferentes segmentos e o consumidor final de Sidrolândia passarão a ser atendidos pela rede de distribuição de gás natural em cilindros pela Companhia de Gás de Mato Grosso do Sul (MGGÁS).

Ele explicou que o gás natural em cilindros será uma alternativa energética limpa e a um preço competitivo para as empresas e para o consumidor final do município.

"A estatal já abriu edital de chamada pública para contratação da empresa que será responsável pela distribuição do GNC (Gás Natural Comprimido) armazenado em cilindros e do GNL (Gás Natural Liquefeito) resfriado para a forma líquida para facilitar o armazenamento e o transporte", pontuou.

Gerson Claro informou que as propostas devem ser entregues até o próximo dia 31 de maio, enquanto a negociação dos contratos começa no dia 29 de setembro e a assinatura será no dia 30 de novembro deste ano.

Conforme o edital, no primeiro ano serão fornecidos 240 mil m³ de gás natural por dia, em 2025 o volume sobe para 250 mil m³ diários e, entre 2026 e 2028, chegará a 310 m³ por dia.

Assinado o contrato, a MSGÁS inicia a contratação do cliente âncora como parte dos investimentos no ramal sul do gasoduto, que abrange Campo Grande e Sidrolândia, onde será instalada uma estação de medição.

Provavelmente, a partir de julho de 2024 começa a construção do ramal que terá 45 quilômetros, acompanhando o traçado da rodovia federal BR-060.

Será usada tubulação em aço carbono (com pressão suficiente para atender grandes clientes consumidores) e a partir do Frigorífico da JBS (um cliente âncora em potencial), acompanhará o traçado do contorno rodoviário projetado pelo DNIT, entre os quilômetros 442 e 432 da BR-060, ligando as saídas de Campo Grande a de Nioaque.

Estão previstos mais 5 quilômetros de rede em PEAD (tubulação feita com polietileno de alta densidade). A MSGÁS recebeu da Prefeitura um hectare às margens da BR-060, onde será instalado o city gate, local de recepção e armazenamento de gás natural dos gasodutos, onde sua pressão é reduzida e é distribuída pelas redes da cidade.

"A chegada do gás natural a Sidrolândia para diversificar a matriz energética do município é uma das minhas bandeiras e a qual tenho feito gestão junto ao Governo do Estado", declarou o deputado estadual.

Gerson Claro lembrou que em setembro de 2019 organizou uma audiência pública na Câmara Municipal de Sidrolândia para tratar da temática, que sensibilizou o Governo a contratar o projeto do ramal sul.

"O gás aumenta a competitividade do município na atração de investimentos", avaliou o parlamentar, que também intercedeu junto ao Governo do Estado pelo acesso ao Frigorífico Balbinos (já concluído) e defende investimentos na BR-060, abertura de terceira pista, duplicação em trechos urbanos, além da construção de rotatórias e trevos de acesso.