Por meio de um vídeo publicado na página oficial da paróquia, o Frei Júnio César Roza detalhou o plano de retorno das missas na igreja católica de Sidrolândia.
O retorno gradual foi retomado neste fim de semana e segue as normas da OMS (Organização Mundial da Saúde) e orientações da Arquidiocese de Campo Grande.
Apesar do decreto municipal que não autoriza aglomerações e reuniões religiosas, a igreja católica apresentou o plano de contingenciamento a Prefeitura e por meio disso, assim como algumas igrejas evangélicas, obteve autorização para promover as reuniões com cerca de 30% da capacidade dos fiéis.
No plano de contingenciamento estão determinadas as seguintes orientações para as celebrações das missas:
“É necessário que na entrada e saída do templo tenha uma pessoa responsável por aplicar álcool em gel ou líquido à 70%, nas mãos de todos os participantes; Obrigatório o uso de máscara de proteção por todos os participantes; O espaçamento entre as pessoas sentadas deve ser de no mínimo 1,50m em todos os lados; Deve ser realizada a limpeza das cadeiras/ bancos após cada culto/missa, evitando assim o contágio; A ventilação do ambiente deve ser natural, EVITANDO-SE o uso de ventiladores e/ou ar condicionado, mantendo-se as portas e janelas abertas; A saída das pessoas deve ser controlada, evitando-se aglomerações no final de cada culto/missa. Fica restrito a participação de pessoas acima de 60 anos com morbidades e crianças com idade inferior à 12 anos”.
O Frei Junio detalhou essas ações na última sexta-feira e solicitou apoio da comunidade para cumprir as determinações. Veja abaixo na íntegra: