Na tarde desta quinta-feira (10) mais um forte temporal atingiu a região central de Mato Grosso do Sul. Em Sidrolândia, foi o segundo dia consecutivo com registro de chuva e ventania.
Um motorista registrou imagens da chuva na MS-162 entre Sidrolândia e Maracaju, no local, pelo menos três postes de energia não resistiram ao temporal e caíram provocando interrupção no fornecimento de energia em várias propriedades rurais na região.
No ano passado, Sidrolândia registrou 12 acidentes envolvendo quedas de postes e Maracaju registrou 8. De acordo com a Energisa, a instalação de uma nova estrutura pode levar mais de oito horas. A depender da complexidade dos reparos, o custo médio da substituição de cada um é de R$ 7 mil, mas pode chegar a R$ 30 mil (caso tenha transformador e outros equipamentos).
“Mesmo que a queda não interrompa o fornecimento na hora, precisamos realizar um desligamento emergencial para efetuar o serviço. Existem casos em que o dano à rede tem grandes proporções, sendo necessário trocar mais de um poste. Mesmo com nossa tecnologia para minimizar a quantidade de clientes atingidos, a região mais próxima da ocorrência ficará comprometida durante esse intervalo de tempo”, afirma o coordenador da área de Construção de Manutenção da Energisa, Felip dos Santos Xavier. Além da interrupção no fornecimento de energia, a queda representa riscos para condutores e pedestres.
"O que mais nos preocupa não é reposição da estrutura, mas a segurança das pessoas. Por isso, reforçamos que, ao se deparar com um acidente com poste, é importante manter distância e entrar em contato com a Energisa e com o Corpo de Bombeiros imediatamente”, alerta o coordenador de Saúde e Segurança da Energisa, Wagner Garcia Lima.
Clima – Para esta sexta-feira (11), a previsão é de mais chuva na região com pelo menos 15 milímetros em Sidrolândia e 6 milímetros em Maracaju com temperatura mínima de 23ºC.