Moradores de Sidrolândia estão sendo alvo de uma tentativa de golpe onde criminosos estão utilizando o número de telefone da agência do Bradesco da cidade para aplicar fraudes. Os estelionatários usam uma técnica chamada "spoofing", que oculta o número real da ligação e faz com que, no visor do celular, apareça o número oficial da agência, além do nome “Bradesco Dia&Noite”.
A reportagem do Noticidade recebeu contato de moradores de Sidrolândia que sofreram a tentativa do golpe. Segundo relatos, durante as ligações, os golpistas alegam que foi realizada uma compra suspeita no cartão do cliente e solicitam informações pessoais e bancárias. Com isso, roubam dados confidenciais e, consequentemente, realizam transações na conta da vítima.
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) reforça que a melhor arma contra esses golpes é a informação. Em nota, a entidade orienta: ao receber ligações suspeitas, desligar imediatamente. O diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Febraban, Adriano Volpini, também alertou para um ponto importante: jamais ligar para números 0800 recebidos por SMS ou mensagens instantâneas.
Já o delegado Alberto Ferreira Neto, chefe da Delegacia de Crimes Cibernéticos da Polícia Federal em São Paulo, reforçou a importância de desconfiar de contatos telefônicos. "Em regra, os bancos não fazem contatos com seus clientes por meio de ligações telefônicas ou centrais 0800. O primeiro passo é procurar o banco, informar que recebeu esse contato para que o banco tome as providências administrativas", explicou o delegado.
Em caso de suspeita, a orientação é bloquear o número, registrar um boletim de ocorrência e comunicar imediatamente à instituição financeira.