A Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos) vai retomar esta semana a obra de drenagem e pavimentação asfáltica na via que dá acesso ao Frigorífico Balbinos, na região do Jardim Paraíso em Sidrolândia.
A obra é aguardada há quase cinco anos e os atrasos prejudicam o projeto de ampliação do frigorífico Balbinos que precisa ter acesso asfaltado, com isso, a empresa se habilita para exportação de sua produção e vai gerar mais 300 empregos com implantação da sala de desossa.
Na semana passada, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (Sederma) concedeu a Licença de Instalação e Operação (LIO), para a Agesul.
A obra estava paralisada porque necessitava da autorização do proprietário da chácara ao lado do frigorífico, por onde será construído o ramal da drenagem. Para auxiliar na celeridade da ação, a prefeita, Vanda Camilo, esteve em contato com o proprietário, que se sensibilizou e permitiu os serviços em parte de suas terras, contribuição crucial para o andamento dos trâmites finais.
Em 2019, a prefeitura anunciou que não teria condições de arcar com a obra, em seguida o Deputado Estadual Gerson Claro (PP) iniciou uma articulação junto ao Governo do Estado que atendeu ao pedido e assumiu essa responsabilidade.
A CRB Engenharia foi a vencedora da licitação. A obra vai custar R$ 1.473.920,66. A assinatura da ordem de serviço ocorreu em outubro de 2020, começou este ano e foi interrompida por falta de licença ambiental.
A expectativa agora é que em 180 dias a obra seja concluída, caso não haja nenhum novo entrave.