Publicado em 10/10/2023 às 11:51,
50 alunos da Escola Municipal Natália Moraes de Oliveira, colocaram Sidrolândia em destaque estadual, após a conquista do 1º lugar na na 9ª Feira de Ciência e Tecnologia (Fecintec), organizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, realizada em todos os campi do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), no período de 5 a 7 de outubro. O evento fez parte da Semana de Ciência e Tecnologia, aberta no dia 2 de outubro.
A escola sidrolandense participou do evento no campi da IFMS em Campo Grande. A diretora, Vanessa Christ, comemorou o feito, e informou que o trabalho foi desenvolvido pelos alunos do 6º, 7º e 8º Anos, enquanto que a professora Thayse Coelho Leite foi a orientadora.
As possibilidades diversas oferecidas pela internet, seja pelas redes sociais ou jogos, os riscos e os benefícios, conforme a professora, motivaram a elaboração do trabalho, iniciado no primeiro semestre.
"O projeto foi elaborado nos dois primeiros bimestres, e a escolha por ele foi porque as crianças estão acessando a internet, estão acessando as redes sociais, não somente as que a gente conhece, Instagram, Facebook, mas os jogos hoje em dia são online, eles tem contato com outras pessoas, então é muito importante se fazer essa conscientização de eles identificarem os riscos que há na internet, então pensando nisso foi feito este projeto", explicou Thayse.
As turmas receberam as pautas de pesquisa, com a missão de publicar o trabalho finalizado em uma página de rede social, para ser avaliado pelos alunos da escola.
"Nas atividades desenvolvidas eles tinham que pesquisar na internet sobre alguns riscos, as fontes seguras, como fazer as pesquisas, e depois produzir o material e publicar na página que foi criada no Instagram, e através disso disseminar a conscientização para os colegas", detalhou a professora.
Concorreram 670 projetos de escolas na primeira fase, classificando-se 130 para a final.
A Fecintec
A Feira de Ciência e Tecnologia do IFMS, tem como objetivo estimular estudantes dos níveis fundamental, médio ou técnico integrado de nível médio, de escolas públicas e privadas.
Organizada desde 2010, a feira reúne trabalhos para a divulgação de ações desenvolvidas com estudantes e servidores do IFMS, além de palestras, oficinas, mesas-redondas e espaços para que estudantes apresentem trabalhos científicos.
Todos os participantes recebem certificado e premiação, que inclui o credenciamento para a Fetec/MS (Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul), da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), que, por sua vez, credencia trabalhos para eventos científicos nacionais e até internacionais.