A Ambiental MS Pantanal, empresa parceira da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul), intensificou as manutenções na rede de esgoto do bairro Vival dos Ipês, em Sidrolândia.
A reportagem do Noticidade acompanhou o trabalho dos colaboradores da empresa, que incluem limpeza interna e desobstrução do sistema, inspeção e manutenção de PVs (poços de visita) e demais serviços.
A empresa pede a colaboração da população de toda cidade, mas principalmente do Vival dos Ipês, para não jogar lixo na rede de esgoto, pois acaba causando obstruções e, consequentemente, vazamentos e mau cheiro. Entre os itens mais comuns encontrados na rede pelos trabalhadores estão: sacolas, preservativos, creme dental, escovas, absorventes e demais objetos.
Os trabalhadores também pedem para que não sejam depositados lixos orgânicos, como galhos e folhas, e domésticos, móveis e materiais de construção, próximos aos poços de visita (bueiros), pois além de caírem no sistema, os materiais ainda dificultam o acesso dos colaboradores.
Outro fator que também vem causando problemas na rede é a destinação da água da chuva no sistema de esgoto, que acaba sobrecarregando o sistema, que foi projetado para receber apenas resíduos domésticos e industriais. Além disso, ligar calhas e canos direto na rede de esgoto é considerada uma infração ambiental, podendo ocasionar em multas.
Por fim, para abrir um chamado para ordens de serviço, o consumidor deve entrar em contato com a Sanesul através do 0800 067 6010. Já para reclamações, sugestões e denúncias o contato é 0800 647 7878.