Buscar

Em Sidrolândia, UPA amplia atendimento e já faz mais de seis mil ao mês

Cb image default
Foto: Assessoria de Comunicação 

A Prefeitura de Sidrolândia, através da Secretaria de Saúde registrou somente no mês de junho 6.170 atendimentos na Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas (UPA) que ampliou seu atendimento no município.

Com o empenho da administração municipal e a dedicação de toda a equipe profissional, o trabalho que é realizado sete dias por semana garante que nenhum paciente que procura a unidade volte para casa sem ser atendido.

A UPA funciona como pronto socorro, portanto atende casos de urgência e emergência.

Emergência é quando há uma situação crítica ou algo iminente, com ocorrência de perigo; incidente; imprevisto. No âmbito da medicina, é a circunstância que exige uma cirurgia ou intervenção médica de imediato.

Urgência é quando há uma situação que não pode ser adiada, que deve ser resolvida rapidamente, pois se houver demora, corre-se o risco até mesmo de morte.

Na unidade também é realizado Raio X, procedimentos ortopédicos, atendimentos odontológicos, eletrocardiograma, coletas, suturas, atendimento psicológico e assistência social.

Quando não se trata de urgência ou emergência o primeiro contato da população com o SUS deve ser através de uma Unidade de Saúde (ESF).

Confira o relatório mensal

Atendimentos: 6.170

Observação: 1.595

Urgências: 357

Emergências: 40

Encaminhados ao hospital: 64

Raio X: 2.108

Procedimentos ortopédicos: 390

Atendimentos odontológicos: 155

Notificação: 44

Eletro cardiograma: 87

Sintomas gripais: 1.495

Isolamentos: 174

Coletas: 125

Suturas: 22

Atendimentos psicológicos: 19

Assistência Social: 04