Publicado em 22/05/2023 às 12:10,

Em Sidrolândia, produtor do Eldorado destaca apoio do Senar e mais qualidade de vida no campo

Redação - Noticidade,

Roberto, Jucleide e Roniery, uma família que reside no Assentamento Eldorado, contou a sua trajetória na área rural e a importância do apoio do Senar/MS. Há mais de 20 anos, o casal busca a qualidade de vida para o filho Roniery, que possui uma deficiência intelectual grave.

Além disso, Roberto e Roniery são intolerantes à lactose, glúten e conservantes. Há dois anos, a família deixou a vida na cidade para investir em saúde e sustentabilidade no meio rural, produzindo o próprio alimento.

Roberto e Jucleide mudaram de Aquidauana para Sidrolândia na intenção de morar mais próximo de Campo Grande, onde o filho faz tratamento. “Também fomos para outros estados em busca de qualidade de vida, mas não encontramos e voltamos para Sidrolândia. Neste período, descobrimos várias intolerâncias alimentares como glúten, lactose e conservantes. Foi aí que surgiu uma oportunidade de morar no campo”, conta Roberto Mendes, produtor rural.

Há dois anos, a família se mudou para o Assentamento El Dourado I, na área rural de Sidrolândia. Aos poucos, começaram a cultivar mudas e plantar hortaliças. “Nós temos mil e duzentos pés de jiló. Um investimento que já vem dando retorno. Já colhemos e vendemos. Também estamos plantando as mudas no viveiro, como acerola, guavira, sansão, café, abóbora… tudo isso vai para a terra quando terminarmos de prepará-la”, explica.

Roberto é atendido pela Assistência Técnica e Gerencial de Horticultura do Senar/MS. Recebe orientações sobre manejo, recuperação de solo e controle de pragas. A família também faz parte do programa ‘Prepara’, que atende propriedades rurais de pequeno porte. Junto com este trabalho, estão inseridos no novo programa do Senar/MS, o ‘Fortalecer’. Através dessa integração, conseguem receber orientações de gestão e nas áreas social e psicológica.

“Está sendo muito bom para nós, porque estamos aprendendo a agregar valor ao que produzimos. Se produzimos uma fruta, por que não comercializar? Nós não tínhamos muita noção disso e com o programa, conseguimos enxergar essas oportunidades”, conta Jucleide de Deus, produtora rural.

“Nós esperamos que essa parceria continue, porque tem sido fundamental para nós, que estamos começando. Está realmente nos ajudando a fortalecer como produtores rurais”, conclui Roberto.

Fortalecer

O programa Fortalecer está em fase inicial em Mato Grosso do Sul. O objetivo é prevenir e orientar famílias em planejamento e organização, violência doméstica, educação e problemas emocionais como depressão e ansiedade. Para participar, o produtor rural pode ir até o Sindicato Rural do município.

(Com informações da Assessoria de Comunicação do Senar/MS).