Publicado em 16/04/2020 às 20:10,
Vários líderes religiosos, principalmente pastores evangélicos divulgaram vídeos e manifestações no facebook cobrando um posicionamento da prefeitura municipal sobre o decreto que flexibilizou medidas da quarentena ao comércio e manteve a restrição e fechamento total das igrejas proibindo cultos, missas, reuniões e qualquer tipo de aglomeração.
Direção e membros do Coppevs (Conselho de Pastoras e Pastores Evangélicos de Sidrolândia) se reuniram nesta quinta-feira (16) e aguardavam a chegada do Secretário de Saúde Nelio Paim, porém diante da negativa gravaram um vídeo solicitando uma reunião urgente com o Prefeito Marcelo Ascoli (PSD).
O Presidente do Coppevs, Pastor Rosangelo Moraes destacou que a classe está indignada com a situação e manutenção do decreto proibindo a abertura das igrejas e pediu que o prefeito receba as lideranças religiosas para ouvir as sugestões e resolver a questão.
A reportagem do Noticidade entrou em contato com o Secretário Nelio Paim no início da noite, ele prontamente respondeu e destacou que não marcou nenhuma reunião, mas se colocou a disposição para conversar com o representante da classe e ajustar as medidas cabíveis e repassar ao prefeito e ao comitê municipal de enfrentamento ao Covid-19.
De acordo com o decreto N° 097/2020 publicado na quarta-feira (15), as Igrejas de qualquer religião, bares e casas de evento, estabelecimentos privados, comerciais já licenciados, bibliotecas, centros culturais devem ficar fechadas. Qualquer ato que houver aglomeração permanecem proibidos sob pena de cassação do alvará de licença e funcionamento.
Ainda conforme o decreto, continua expressamente vedada à aglomeração de pessoas no Município de Sidrolândia, de modo que o descumprimento da presente medida ocasionará a imputação dos crimes dispostos no art. 267 e 268 do Código Penal.
O decreto segue a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) e tem validade até o dia 30 de Abril, data em que novas alterações deverão ser implementadas restringindo ou flexibilizando as medidas dependendo das condições de avanço da pandemia do Coronavírus.
Oficialmente, até o fechamento desta matéria, o Prefeito Marcelo Ascoli ainda não havia se posicionado sobre a questão.
O pastor Adilson Machado, líder da IES (Igreja Evangélica de Sidrolândia) também usou as redes sociais para se manifestar contra a manutenção do decreto. Veja abaixo: