O dia do Índio (19 de Abril) comemorado neste domingo foi atípico nas aldeias de Sidrolândia por causa das medidas de restrição em prevenção ao Covid-19.
A reportagem do Noticidade conversou com o Cacique Sebastião Figueiredo da aldeia urbana Buritizinho, mais conhecida como aldeia “Tereré” que faz divisa com a Vila de mesmo nome.
Ele falou que infelizmente diante desta ameaça em torno da pandemia, o dia do índio foi bem diferente. “Durante reunião com 13 caciques das aldeias de Sidrolândia e divisa com Dois Irmãos do Buriti decidimos que por causa do coronavírus não realizaríamos nenhuma festa ou qualquer tipo de aglomeração obedecendo os decretos municipais e as orientações das autoridades de saúde. Foi uma medida difícil, pois nosso dia 19 de Abril sempre foi de comemoração recebendo a todos com muita música e alegria, porém para preservar o bem comum e a saúde suspendemos todas as atividades nas aldeias”. Destacou Sebastião.
Ainda de acordo com ele, neste domingo foi autorizada somente comemoração em família, cada um em sua casa.
As aldeias permanecem com restrições de entrada por tempo indeterminado, somente índios moradores podem entrar, todos os acessos estão fechados com fiscalização constante e higienização de pessoas e veículos de moradores.
Pelas redes sociais, Prefeito Marcelo Ascoli, Presidente da Câmara Carlos Henrique Olindo, o vice-prefeito Wellison Muchiutti, vereadores, dentre outras autoridades políticas renderam homenagens aos índios pelo seu dia e importância na sociedade de Sidrolândia formada pela miscigenação e tradicionalismo de um povo forte e unido.