No mês de agosto, o mercado de trabalho em Sidrolândia registrou um crescimento de 192% em relação ao mês de julho. Conforme dados divulgados na última sexta-feira pelo Ministério do Trabalho e Emprego, em agosto a economia sidrolandense gerou 111 novos empregos com carteira assinada, um crescimento significativo sobre julho, que fechou com 38 novos empregos.
Conforme o relatório do CAGED (Cadastro de Empregados e Desempregados), foram computadas 466 contratações e 355 demissões. Dos trabalhadores empregados, 201, ou seja, 43%, tiveram a contratação intermediada pela Casa do Trabalhador. Deste contingente, 62 foram admitidos pelo Nutrimais (atacado e varejo que abriu nova loja); 38 recrutados para trabalhar na construção do complexo de suinocultura da Cooperativa Alfa; 32 ocuparam vagas na JBS e 69 em diferentes empresas.
Está tendência de crescimento do mercado de trabalho, se manteve em setembro e segundo a Casa do Trabalhador, outubro começa com 13 vagas para jovem aprendiz na JBS, disponível para quem tem de 17 a 23 anos.
Com o apoio da Prefeitura, está em andamento o curso para a formação de 40 costureiras que serão contratadas pela Tip Top. Com o asfaltamento do acesso ao Frigorífico Balbinos, que o município vai fazer com recursos do Estado, serão abertas 300 vagas de trabalho com a entrada em funcionamento da sala de desossa.
Neste mês está prevista a abertura da filial das Lojas Pernambucanas, com previsão de ser gerados mais 20 empregos.
Mercado de trabalho
No acumulado dos primeiros 8 meses de 2021, Sidrolândia foram abertas 189 empregos, diferença entre as 2.840 contratações efetivadas, ante 2.651 dispensas. Neste mesmo período do ano passado, o número de vagas foi maior (h953), porque a JBS repôs os funcionários do grupo que tiverem de ser afastados por causa da pandemia do Covid-19. Num período de 5 meses do ano passado, foram 223 novas vagas. Neste ano, até agosto, foram 216 contratações.