A diretora da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Sidrolândia, Cleide Roque Machado, recebeu a reportagem do Noticidade na manhã desta segunda-feira (20). Ela falou sobre a estrutura da unidade para atendimento de pacientes com suspeita de Covid-19.
De acordo com ela, a UPA tem a disposição nove leitos e um deles é de isolamento. Apenas dois leitos dispõe de respiradores em uma sala de estabilização para atendimento de vítimas da Covid-19 e a orientação é que esses pacientes recebam o primeiro atendimento e sejam encaminhados ao Hospital que já anunciou lotação.
Desta forma, a saúde pública está em atenção, pois os Hospitais de Campo Grande também anunciaram lotação sendo que do total, 84% dos leitos de UTI estão ocupados. Nesta segunda-feira, a taxa de ocupação global dos 227 leitos de UTI foi medida em 84%, sendo 30% deles com pacientes confirmados com Covid-19, 10% com casos suspeitos e 44% com pacientes com outras enfermidades. A cidade tem a maior taxa de ocupação global informada nesta segunda-feira.
Em Sidrolândia, o Hospital Dona Elmíria Silvério Barbosa informou que ao todo a ala vermelha dispõe de 15 leitos sendo que 10 são de UCI (Unidade de Cuidados Intermediários) “menos grave” e 5 são de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) “mais grave”. Dos dez leitos ocupados no Hospital, um está com paciente com Covid-19 e os outros nove com pacientes com suspeita da doença aguardando exames do Lacen-MS. Na UPA todos os leitos estão desocupados.
Veja abaixo a entrevista transmitida Ao Vivo: