Buscar

Dengue já tem 16 casos confirmados e Saúde pede apoio para eliminar foco

Cb image default
Divulgação

Sidrolândia encerrou o primeiro mês do ano com 140 notificações e 16 casos confirmados de dengue. Em 30 dias a incidência corresponde a 40% dos números registrados em 2022 (345) quando só foram confirmados por exames laboratoriais que 17 pacientes contraíram a doença.

Em janeiro as equipes da Secretaria de Saúde fizeram 9.545 visitas domiciliares e eliminaram 271 focos do mosquito transmissor da doença. Houve o recolhimento de 34 pneus e 36 outros tipos de recipientes de água, como tambores. Estão mobilizados 30 agentes de campo, cinco veículos, além de pulverizadores.

O mapa da incidência mostra muitos casos suspeitos no São Bento, Sidrolar, Pé de Cedro, Aldeia Tereré e Morada da Serra.

O LIRA (Levantamento Rápido de Infestação por Aedes aegypti), de janeiro ficou em 1,7 %, quando o recomendado é abaixo de 1%, o que coloca a cidade no nível de alerta. A cada 100 imóveis, quase dois, foram identificados focos.

Como este período tem chovido muito, é uma época para arboviroses urbanas (Dengue, Zika e Chikungunya), já que se multiplicam os criadouros de focos para proliferação de larvas em uma semana eclodem e o mosquito Aedes aegypti chega a idade adulta em 40 dias.

Diante deste cenário, a Secretaria de Saúde que tem mobilizado suas equipes diariamente para eliminação dos focos, recomenda a população que ao menos uma vez por semana e após as chuvas, inspecione seu quintal e elimine depósitos com água parada, o chamado controle mecânico.

É importante que se evite o uso de lonas, guarde pneus, vede frestas em fossas, descarte lixo adequadamente, lave bebedouro de animais com água e sabão. Também é importante receber os agentes de endemias ou comunitário.