Buscar

Começou em Sidrolândia a vacinação contra a dengue para crianças de 10 a 11 anos

Cb image default

Vacina contra a dengue já disponível nas unidades de saúde em Sidrolândia. (Foto: Rogério Vidmantas - Pref. de Dourados)

Desde as 7 horas da manhã desta segunda-feira (19), as unidades básicas de saúde de Sidrolândia estão vacinando contra dengue, as crianças de 10 até 11 anos, 11 meses e 29 dias de idade. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde Pública (SEMSP), o imunizante está disponível nos postos das áreas urbana, rural e comunidades indígenas.

A SES (Secretaria de Estado de Saúde) enviou 1.435 doses, remessa suficiente para atender o público-alvo. O ciclo de imunização será concluído com uma segunda dose, 90 dias após a aplicação da primeira dose.

A vacina tem eficácia de 60,8% para os quatro sorotipos vivos do vírus e registra uma redução de 93% para o risco de dengue grave e uma redução de 80,3% para as hospitalizações pela doença.

Junto com as ações de prevenção, a vacina, segundo a secretária, Elaine Brito, é uma nova ferramenta para proteger a população, em especial neste ano em que e o País enfrenta um epidemia de dengue, com 500 mil casos confirmados e 75 mortes.

Em Sidrolândia a situação está mais controlada, com 40 notificações de pacientes com sintomas de doença e nenhum caso confirmado. Mato Grosso do Sul já registrou 671 casos. "O setor de vetores está sempre em alerta. Quando surge algum caso é feito o bloqueio na região, com aplicação de inseticida", informa a secretária.

Segundo a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Viviane Mitani, uma das preocupações é que em Dourados já se constatou a circulação do sorotipo tipo 4, e em estados como São Paulo e Paraná, já foram identificados casos de dengue tipo 3, sorotipos que há muito tempo não aparecem na cidade.

Isto significa que a população não está imunizada contra estas tipologias. Ano passado circulou o sorotipo 1 que traz sintomas leves para as 756 pacientes que contraíram a doença. Só em 2016 e 2017, foram registrados casos de dengue tipo 1 e 2, que provoca sintomas mais graves, a dengue hemorrágica.

Cuidados

Eliminar recipientes com água, dentro e fora de casa, é a principal medida para evitar a proliferação do mosquito, e, com isso, a doença. “Cuide do seu quintal, limpe a casa, descarte o lixo da forma correta, para que não tenha água parada em latas, garrafas e outros recipientes. É importante ficar atento e sempre vistoriar seu quintal, sem esquecer da parte de dentro da residência”, destaca a secretária.

É dentro das residências que estão 80% dos focos de proliferação do mosquito ‘Aedes aegypti’, e por isso a SES alerta a população, para que contribua nas ações de controle e extinção dos criadouros.

O Ministério da Saúde divulgou que para combater os focos do mosquito bastam dez minutos da rotina de acordo com a realidade de moradia de cada um. Dez minutos é o tempo necessário para garantir que caixas d´água estejam bem fechadas, para jogar areia nos vasos de planta, garantir que os sacos de lixo estejam bem amarrados, conferir calhas, evitar pneus em locais descobertos, não acumular sucatas e entulhos e esvaziar garrafas pet, potes e vasos de maneira correta.